Encontre a gravata ideal

Alguma vez se perguntou quem inventou a gravata? Esta apareceu em França, no reinado de Louis XIII pela primeira vez em soldados, que usavam um lenço ao pescoço para se protegerem do frio. Mais tarde, por volta de 1650, a gravata é visível no pescoço do rei Louis XIV e em toda a corte real. Na segunda metade do século XIX aparece uma gravata mais funcional, mais longa e mais estreita designada “a regata”, que se manteve ao longo do tempo e continua a ser a base das gravatas actuais.

Mas qual é a função da gravata? Qual a mais valia de vestir uma gravata com um fato? E qual é a que mais o favorece? Vamos dar-lhe umas dicas para que perceba como pode ser diferente e impôr a sua personalidade.

Silk ties rolled in a shop window display

Parecer mais alto

Com o tempo, irá perceber a beleza e o propósito destas peças alongadas de seda. Esteticamente a gravata cobre os botões da camisa e realça a verticalidade dos corpos, significando que estas de facto auxiliam os homens a parecerem mais altos. Também adicionam um toque de luxo e riqueza, assim como conferem cor e textura aos modelitos ao completarem a aparência geral de uma camisa ou de um fato.

Forsyth-Neckwear-April2013

A sua personalidade 

A gravata de um homem simboliza muitas vezes a sua personalidade, a sua posição na vida e o seu estilo pessoal. Tome como exemplo os bancários, que são por norma muito conservadores e alinhados. As gravatas destes são por norma azuis escuras e por vezes apresentam listas finas cinzentas ou o inverso.

O que importa é que o estilo dos bancários é geralmente simples e não atraem a atenção.

Por outro lado existem homens que apresentam gravatas luxuosas de designers exclusivos transparecendo uma imagem de poder e estilo de vida extravagante. As gravatas produzidas com as sedas mais modernas e ofuscastes, com padrões inigualáveis são utilizadas pelas pessoas menos conservadoras, como artistas, homens ligados á industria da moda ou simplesmente pelos indivíduos mais experientes e habituados a usá-las.

Assim, o que deve procurar quando for comprar uma gravata, em termos de cor, largura, tamanho e estilo?

1751590-all-tied-up-the-rise-of-casual-neckwear-rotator

Uma aposta segura 

Para começar, no seu guarda-roupa deve sempre existir uma gravata básica azul escura, cinzenta ou bordô. Uma gravata básica de cor sólida com uma camisa branca é uma combinação clássica que terá de estar por perto para sempre. Comprar uma gravata básica preta é sempre uma mais valia pois  pode ser usada quer diariamente, quer num evento noturno elegante em alternativa ao laço.

Gravata-do-laço-New-Navy-verificado-azul-escuro-jacquard-dos-homens-tecida-laços-baratos-para-homens

Combinações elegantes

As gravatas básicas são sempre impressionantes e elegantes, especialmente quando são de alta qualidade e feitas de 100% seda. As cores fortes são bordô, vermelho e toda a linha de tons tijolo.

Se procura algo com mais estilo opte pelas gravatas com cores trabalhadas, como as gamas de cinzentos e pretos acetinados, estas formam estilos extremamente refinados quando combinadas com camisas de tonalidades semelhantes, fatos bem costurados e sapatos finos. Certifique-se de que, especialmente este tipo de gravatas trabalhadas, são de boa qualidade, pois após colocadas têm de ficar planas, caso contrário perderá o estilo sólido que pretende, para um descuidado.

neckties-2010

Atreva-se a ser diferente

Se de facto quiser ser diferente, pode sempre adquirir uma gravata rosa ou fúcsia. Desde que a combine com um fato de bom corte, sapatos elegantes e um estilo no seu geral equilibrado. Pode ser uma boa forma de mostrar a sua personalidade extrovertida.

Tenha apenas em consciência que este tipo de gravatas não são as fundamentais no seu roupeiro. Este tipo de cores usam-se em ocasiões especificas e por vezes em menos de uma vez por semana, assim, garanta que tem as gravatas necessárias aos estilos diários e casuais antes de se atrever a uma cor excêntrica.

sam_1194

Padrões

As gravatas com padrões são o último estilo que deve adquirir, isto é, após as básicas e as de cores fortes. Se se vai iniciar neste estilo comece pelos padrões mais simples como as riscas finas, diferentes tipos de riscas diagonais e padrões sólidos, dependendo se é mais conservador ou excêntrico. Isto é, os padrões florais e excêntricos têm de ser usados com muita coerência, se não sabe como usá-los jogue pelo seguro e escolha os padrões mais sólidos.

Se é um homem com um estilo clássico não adquira gravatas com motivos ou cartoons, vão assentar de forma pouco atraente e de gosto duvidoso.

Considere sempre adquirir gravatas que sejam versáteis e que possam combinar com a maioria das suas camisas e fatos. Acima de tudo mantenha-se fiel ao seu guarda roupa e ao seu estilo, pois é aqui que está a sua personalidade.

525-1840-thickbox

Tamanho e largura

Já verificarmos as cores essenciais e os padrões, vejamos agora a largura e o tamanho. Por norma a largura apropriada para uma gravata são aproximadamente 7 cm. As gravatas padrão vêm com um comprimento entre 1,32 cm e 1,47cm, dependendo dos estilos e marcas.

A qualidade de uma gravata não tem de significar preço muito elevado, embora muitas vezes as marcas mais cara sejam as que apresentam a melhor qualidade. Esteja atento, uma gravata de qualidade é feita de seda de qualidade (100% de preferencia) e deve ter um toque suave. Se ao tocar numa gravata esta enrolar, não é uma gravata de qualidade, significa que não foi cortada correctamente, respeitando os fios do tecido.

Adquira as gravatas que mais se identificam com o seu estilo e personalidade, faça uma escolha inteligente e informada, para que obtenha um resultado elegante e único.

BANTUMEN

BANTUMEN

https://www.facebook.com/bantumen/
https://www.instagram.com/bantu_men/
https://twitter.com/BANTUMEN
https://www.youtube.com/c/bantumen
https://soundcloud.com/bantumen
BANTUMEN