Os alimentos que provocam mau-humor

Sabias que os açucares e as bebidas alcóolicas podem incentivar o nosso mau-humor? É verdade. E há vários alimentos que contribuem para esse estado de espírito menos simpático.

O estudo é do site Eat This! Not That, e indica que os elevados níveis de açúcar dos refrigerantes e cocktails faz com que estes sejam bebidas a evitar.

O pão branco também é um inimigo do bom-humor, considerando que os hidrato de carbono refinados que os compõem e que fazem disparar os níveis de açúcar no sangue e, por consequência, a desregulação do equilíbrio hormonal.

A margarina deve ser evitada por causa da gordura saturada, que é altamente prejudicial, e o mesmo acontece com a gordura vegetal pelos elevados níveis de ácidos gordos ómega 6, capazes de interferir com a disposição e com os níveis de insulina.

pelos elevados níveis de ácidos gordos ómega 6, capazes de interferir com a disposição e com os níveis de insulina. Além disso, estes tipos de gordura estão repletos de corantes e conservantes, os mesmos que fazem das sementes processadas uma má escolha, pois acabam por ter na sua composição um conservante chamado de bromato de potássio, que é facilmente absorvido pela glândula da tiróide, interferindo com a disposição das pessoas.

Tal como a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, as carnes processadas (onde se inclui o fiambre de aves) são de evitar por potenciarem o cancro, contudo, podem também ser responsáveis pela má disposição de muitas pessoas, especialmente daquelas que consomem este tipo de alimentos diariamente em pães feitos com farinha refinada. Por serem ricos em sal e/ou açúcar, os frutos secos salgados ou cobertos de mel e os bolos (de pastelaria ou embalados e vendidos nos supermercados) são outros exemplos de alimentos que podem deixar uma pessoa com mau humor, pois interferem directamente com as hormonas, incluindo a do stress (que fica mais elevada).

As batatas fritas – seja as feitas em casa ou as batatas de pacote, sendo estas piores -, as frutas desidratadas e cristalizadas, os alimentos enlatados (pela quantidade de sódio e aditivos) e os alimentos processados (por todos os químicos que possuem na sua composição e que fazem deles alimentos viciantes), assim como os cereais de pequeno-almoço, são apontados como inimigos da boa disposição, assim como o café – embora esta bebida possa ter efeitos contrários em algumas pessoas, dando-lhes mais energia e boa disposição. Segundo a médica, “quando bebemos café, os nossos corpos produzem cortisol, a hormona principal do stress”.

Para as pessoas com alergia ou intolerância, o trigo (e consequente glúten) também pode ser um desencadeador do mau humor.

BANTUMEN

BANTUMEN

https://www.facebook.com/bantumen/
https://www.instagram.com/bantu_men/
https://twitter.com/BANTUMEN
https://www.youtube.com/c/bantumen
https://soundcloud.com/bantumen
BANTUMEN