Procurar
Close this search box.

Cinco alimentos processados que não devias comprar

Todos sabemos que os alimentos preparados em casa são, ou pelo menos deveriam ser, mais saudáveis do que aqueles que compramos já preparados ou processados no supermercado. Para te ajudar a melhorar a tua alimentação, tens aqui cinco alimentos que deverias evitar comprar, de acordo com o caderno Buena Vida, do El País.

1. Carne picada embalada

O biólogo e nutricionista Juan Revenga garante que o supermercado é dos piores locais para comprar carne picada, especialmente se vier numa cuvete. “No supermercado não vais encontrar carne picada sem algo que se parece ao que chamam ‘burguer meat’ e isso não é apenas carne, contém uma série de aditivos”, diz. Nada melhor do que ires ao talho e pedires para picar a carne que escolheres.

2. Polpa de tomate ou tomate pelado

Há alguma coisa melhor do que o sabor de molho de tomate preparado em casa?As embalagens de polpa de tomate ou tomate pelado têm aproximadamente o dobro de calorias e gorduras do que o molho feito em casa. Além disso, estas embalagens contêm também grandes quantidades de açúcar, salienta ao jornal a dietista Silvia Romeno, que sublinha a importância de confeccionar os tomates maduros em casa com azeite.

3. Pipocas

As pipocas podem ser um poderoso aliado para a perda de peso, visto que um copo normal de pipocas contém cerca de 50 calorias, cinco vezes menos do que a mesma quantidade de batatas fritas, mas optar pelas que são embaladas é um erro. A diferença nutricional entre as pipocas feitas em casa (em azeite ou óleo de coco e sem açúcar) é completamente diferente das pipocas industrializadas (já feitas ou para colocar no micro-ondas), que contam com grandes quantidades de gordura trans e saturada.

4. Molhos

De acordo com os especialistas ouvidos pela publicação, também os molhos já prontos são de evitar. Além de conterem grandes quantidades de açúcar, sal e gorduras, podem ainda conter óleo de palma e aditivos prejudiciais à saúde. Recorrer ao azeite, ervas aromáticas, frutos secos e tomate é o recomendado para fazer um molho em casa bem mais saudável.

5. Batatas fritas congeladas

Esta versão “absorve muito mais óleo ao fritar”, algo que pode resultar num porte calórico de 500 calorias por 100 gramas, diz Silvia Romero. Embora a ingestão de batatas fritas seja sempre de evitar, fazer em casa é sempre melhor.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES