Procurar
Close this search box.

Cabo Verde: Primeiros 15 dias de Agosto “de arromba” com Carnaval de Verão e dois festivais

Ainda não tens destino para as férias de Agosto? E que tal a ilha de São Vicente, em Cabo verde? Além da fantástica paisagem, na primeira quinzena de Agosto, podes desfrutar de um conjunto de actividades culturais, entre elas o Festival Mindel Summer Jazz, o Carnaval de Verão e o Festival da Baía das Gatas.

“Será um mês de Agosto intenso, sobretudo os primeiros 15 dias”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, à Inforpress, a começar, indicou, com o Festival de Jazz, dias 3 e 4 de Agosto, em que a autarquia estará a “reforçar a parceria” com a organização do evento.

O número de grupos internacionais a actuar na 7ª edição do Mindel Summer Jazz sobe este ano para três, mas os nomes dos protagonistas não foram ainda divulgados. Confirmada está a presença do sambista brasileiro Dudu Nobre a encabeçar uma comitiva de 37 carnavalescos do Rio de Janeiro, numa acção de formação que culmina no dia 8 com o desfile do Carnaval de Verão.

“O Carnaval de Verão é um produto turístico que queremos consolidar”, considerou o presidente da câmara municipal.

Festival Internacional de Música da Baía das Gatas

O Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, a edição 33, por seu lado, decorre nos dias 11, 12 e 13 de Agosto, deverá ser dedicada à juventude e, embora os nomes das bandas devam ser anunciados “oportunamente”, há contactos, por exemplo, com Badoxa, Calema, Djodje e Alborosie (reggae).

O festival, assegurou Augusto Neves, contará ainda com um leque diversificado de artistas e bandas nacionais e estrangeiras, mas sabe-se que as vozes femininas de Titina Rodrigues, Maria Alice e Ana Firmino poderão fazer parte do cartaz da 33ª edição.

“Neste momento estamos atrás dos patrocínios para que a câmara cumpra com o programado, daí convidarmos os emigrantes, turistas, residentes e de outras ilhas a estarem connosco”, concluiu Augusto Neves.

Anualmente, a câmara reserva uma verba de 15 mil contos no orçamento municipal para fazer face às despesas com a logística, viagens e cachê de artistas, contando também com parceiros e patrocinadores que financiam a “maior parte do bolo”.

Ano passado, por ocasião da 32ª edição, dias 12, 13 e 14 de Agosto, o certame decorreu sob o lema “Pela igualdade e diversidade cultural”.

O Festival Internacional de Música da Baía das Gatas teve a sua primeira edição no dia 18 de Agosto de 1984, é realizado anualmente, e desde aquela data apenas não se realizou em 1995, devido a uma epidemia de cólera que assolou Cabo Verde.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES