Últimas de Business

African Innovation Foundation abre candidaturas ao Prémio de Inovação para África

Por BANTUMEN Fotografia: Benny Jackson

A African Innovation Foundation (AIF) anunciou o lançamento da sétima edição do Prémio de Inovação para África (IPA) com o tema “Investir em ecossistemas de inovação inclusivos”, que marcam a abertura das candidaturas premiando as melhores inovações do continente. O Prémio anual pretende celebrar as inovações notáveis que proponham soluções práticas, comercialmente viáveis e duráveis face aos problemas africanos.

O objectivo desta iniciativa, cujas candidaturas podem ser enviadas até ao dia 10 de Janeiro de 2018, às 23h58 (GMT), é catalisar o espírito de inovação em África. “Estamos muitos satisfeitos em lançar o IPA 2018, além de confiantes de que esta edição será maior e melhor em termos de participação e qualidade de candidaturas. Edição após edição, o IPA tem reforçado e atraído inovadores em diversas disciplinas e com excelentes soluções para os desafios africanos. Nesta sétima edição, esperamos também expandir a nossa rede cada vez maior de inovadores, parceiros e outros actores participantes com o obejctivo de unir mãos e construir ecossistemas de inovação mais fortes e sustentáveis que ajudarão a desenvolver o continente”, explicou  Pauline Mujawamariya Koelbl, Directora do IPA.

O objectivo do IPA é fortalecer os ecossistemas inovadores africanos apoiando uma cultura que fomente o desenvolvimento e competitividade, ao mesmo tempo que estimule o crescimento de soluções africanas orientadas para o mercado e desafios africanos. Concretamente, o IPA reconhece e incentiva progressos pioneiros que contribuam para o desenvolvimento de novos produtos, aumentando a eficiência e / ou economizando custos para África. Todas as candidaturas vindas de africanos serão aceites, incluindo aqueles que vivem na diáspora. Esta edição do IPA encoraja uma maior participação de mulheres inovadoras que desempenhem cada vez mais um papel fundamental na promoção das economias africanas através dos negócios e do empreendedorismo.

As candidaturas serão avaliadas de acordo com os temas do IPA que apoiem a inovação social e económica em cinco domínios, nomeadamente: indústria transformadora e de serviços, saúde e bem-estar, agricultura e agro-negócio, ambiente, energia e água e as TIC.

Os vencedores do programa serão anunciados numa cerimónia anual em Julho de 2018 (datas e país a serem confirmados). A cerimónia da entrega dos prémios será o principal evento do ano no calendário africano, que reúne alguns dos inovadores e empreendedores mais inspirados de África, líderes de plataformas ligadas ao desenvolvimento, investidores de capital e capital de risco, instituições de desenvolvimento, líderes governamentais, profissionais dos media e outras personalidades e agentes.

Criar um ambiente propício a inovadores locais

O tema deste ano “Investir nos ecossistemas de inovação inclusivos” apela aos governos africanos e partes interessadas na inovação a investir na construção de pontes para criar ecossistemas mais inclusivos, que irão acelerar e fomentar ainovação africana em muitosníveis da sociedade. O objectivo é aumentar o acesso ao financiamento econhecimento, e melhorar a colaboração entre as nações africanas, permitindo que os inovadores locais acedamaos mercados de maior expressão usufruindo da aplicabilidade de soluções a um ritmo mais rápido.

“O IPA é uma plataforma para mostrar a criatividade que existe em África”, afirma Walter Fust, Presidente do Conselho de Administração da AIF. “Todos os anos, várias centenas de participantes apresentam propostas com novas soluções para superar os desafios específicos da África. Este ano queremos acima de tudo criar sinergias pan-africanas mais expressivas em toda a nossa rede de parceiros de modo a desenvolver oportunidades inclusivas para inovadores locais e, em conjunto, revolucionar sistemass de negócios, capacitar as pessoas e impulsionar o impacto social positivo em todo o continente “.

 

Regista-te AGORA no IPA 2018

No ano transacto registaram-se mais de 2.500 candidaturas provenientes de todo o continente, com um número recorde de mulheres candidatas na história do Prémio (482 representando 19%). Este ano promete ser ainda maior. Até à data, o IPA trouxe até simais de 7.500 inovadores que abrangeram mais de 52 países com 55 dos principais inovadores do continente e mais de 400 actores no domínio da inovação, tornando-se uma verdadeira iniciativa pan-africana. Até agora a AIF apoiouos vencedores e os finalistas com mais de 1 milhão USD para promover as suas inovações. Devido à visibilidade dada pelo IPA, os vencedores das anteriores edições obtiveram mais de 30 milhões  USD  em investimentos para desenvolver  e promover os seus negócios.

Além do prémio de 185.000 USD em dinheiro, os candidatos selecionados têm acesso às redes AIF através da sua plataforma, ZuaHub, onde conectamos inovadores com recursos e ajudamo-los a crescer.

A AIF contribuiu para a construção de ecossistemas de inovação africanos e testemunhou o crescimento de oportunidades para inovadores africanos em relação a 2011, ano da primeira edição do IPA.

O processo de seleção será liderado por um painel de especialistas com base em seus conhecimentos e experiência nos cinco principais sectores do IPA acima mencionados, bem como sua influência e contribuições para a indústria tecnológica e negócios no continente africano.

 

 

Subscreve a nossa NEWSLETTER semanal

BANTUMEN

BANTUMEN

https://www.facebook.com/bantumen/
https://www.instagram.com/bantu_men/
https://twitter.com/BANTUMEN
https://www.youtube.com/c/bantumen
https://soundcloud.com/bantumen

Artigos relacionados