The Shape of Water
Fotografia: REUTERS/Monica Almeida

The Shape of Water, do mexicano Guillermo del Toro, foi o grande vencedor dos Critics Choice Awards, prémios atribuídos pelos críticos de cinema nos Estados Unidos da América (EUA), conquistando quatro galardões, incluindo o de melhor filme e de melhor realizador.

Ler+ Seu Jorge confirmado no Kriol Jazz Fest

Após o triunfo na 23.ª edição dos Critics Choice Awards, cuja cerimónia decorreu esta quinta-feira, na Califórnia, EUA, o filme The Shape of Water consolidou-se como um dos favoritos na corrida aos Óscares, marcados para março. Recordamos que  domingo passado, arrecadou dois Globos de Ouro.

O prémio de melhor ator foi para Gary Oldman, em A Hora Mais Negra e o de melhor atriz para Frances McDormand, em Três Cartazes à Beira da Estrada.

Coco, de Lee Unkrich e Adrian Molina, venceu na categoria de filme de animação e In the Fade (Alemanha e França), de Fatih Akin, arrecadou o prémio de melhor filme estrangeiro, tal como aconteceu nos Globos de Ouro.

No pequeno ecrã, The Handmaid’s Tale foi eleita melhor série dramática, enquanto The Marvelous Mrs. Maisel a melhor série de comédia e Big Little Lies a melhor minissérie. The Wizard of Lies venceu na categoria de melhor filme televisivo.

O prémio de melhor ator de série dramática foi para Sterling K. Brown, com This is Us, enquanto o de melhor atriz foi atribuído a Elisabeth Moss, em The Handmaid’s Tale. 

Ted Danson, ator em The Good Place e Rachel Brosnahan, da série The Marvelous Mrs. Maisel venceram, respetivamente, nas categorias de melhor representação masculina e feminina de série de comédia.

Por fim, Nicole Kidman foi eleita melhor atriz de minissérie, devido ao trabalho feito em Big Little Lies. Ewan McGregor foi considerado o melhor ator na mesma categoria, com Fargo.