É Verão, estás solteiro e não tens ninguém com quem partilhar uma sidra bem fresquinha para combater os 40.º graus? Talvez o problema não seja delas. Talvez o problema sejas mesmo tu. Já pensante nisso?

Vários estudos já provaram que muitos homens estão solteiros porque têm medo de falhar nessa corrida ao amor, entre outras razões. Mas um estudo de cientistas da Universidade da Nicósia, capital do Chipre, revelado de forma anónima no Reddit Guys, indica “novas” razões que podem te surpreender.

Na pesquisa, 13.429 comentários recebidos eram de homens que gostariam de estar numa relação séria. No entanto, estes, mesmo quando têm a aparência a jogar a seu favor, deixam-se derrotar por fatores como altura, falta de cabelo e de confiança. Além destes motivos, o facto de não ser “bonitos” também foi apontado como uma razão de peso para se continuar solteiro.

Menelaos Apostolou, que liderou o estudo, disse: “Homens modernos solteiros muitas vezes carecem de habilidades de sedução porque, num contexto pré-industrial ancestral, as pressões de seleção sobre os mecanismos que regulavam o esforço de acasalamento e a escolha eram fracas. Tais habilidades são necessárias hoje, porque nas sociedades pós-industriais a escolha do parceiro não é regulamentada ou forçada, mas as pessoas precisam encontrar parceiros por conta própria”.

A timidez, o desleixo consigo mesmo, não ter coragem para falar com uma mulher ou o facto de não estar interessado em relações de longo prazo ou apenas comprometerem-se com algo sério, faz com que os homens não façam nada para melhorar a sua situação amorosa.

As relações falhadas e dolorosas de passar, a exigência para com o outro, prioridades diferentes, problemas de saúde mental ou sexuais, deficiência ou dependência também fazem parte das razões que impedem os homens de conhecer a sua parceira ou parceiro.

Se te revês nestes casos, abaixo tens uma lista de 10 factores que te estão a barrar o caminho em direção ao amor.

1 – Baixa auto-estima / confiança

2 – Fraca capacidade de sedução

3 – Más experiências nos relacionamentos anteriores

4 – Prioridades diferentes

5 – Ansiedade

6 – Falta de tempo

7 – Depressão

8 – Falta de dinheiro

9- Falta de confiança nas mulheres

10 – Medo de rejeição