Quando foi a última vez que fez a barba? Ou esfoliou a pele? Ou cuidou do acne nas costas? Em 2015, estes são alguns dos termos que os homens mais cuidadosos e atentos à saúde da pele devem saber.

Os produtos de beleza masculinos tiveram nos últimos anos uma explosão de popularidade, a maioria dos homens encontra-se ainda a tentar perceber para que serve cada creme, quando aplicá-lo e como. Assim, não importa se é cético ou bom conhecer do assunto, mostramos-lhe uma pequena lista dos conceitos mais confusos beleza e como lidar com eles.

Hidratante
Este, é o mais básico! Hidratante é o produto que se deve usar na pele para, como o nome indica, a hidratar. Isto é, repor os níveis de água que a nossa pele necessita para estar macia, que são diariamente perdidos devido a factores externos, radiações UV, poluição, oscilações de temperatura, entre outros.
Após fazer a barba deve aplicar-se um creme hidratante, pois a fricção da lâmina ao cortar o pêlo, mesmo com a espuma ou creme, deixa a pele irritada e o creme hidratante ajuda a suavizar a pele e dar-lhe-á uma sensação de alivio.

Acne nas costas
O acne nas costas, pode dever-se á acumulação de sebo (camada gordurosa) e células mortas junto dos foliculos pilosos da pele, que infeccionam e formam borbulhas ou pontos negros. Assim, uma das formas de prevenir é limpar bem a zona das contas onde estas aparecem, no banho, com uma esponja, deve esfregar-se esta zona. Tal irá remover as células e o sebo que se acumulam com a sujidade da pele e evita-se a formação deste acne.

Esfoliação
É uma técnica de cosmética que permite induzir um processo natural que ocorre na nossa pele, a descamação e eliminação das células mortas. A esfoliação pode ser feita no rosto (evitando contacto com os olhos) e em todo o corpo. Os cremes esfoliantes apresentam uma textura cremosa ou em gel, com a presença de pequenos grânulos. Este creme deve ser aplicado com uma ligeira massagem em círculos, isto permitirá eliminar os resíduos de sujidade na pele, as células mortas e o excesso de oleosidade, que podem provocar acne e tornam a pele opaca e sem vida.
Nos homens, a esfoliação facial ainda tem outra função crucial: permite que os pêlos não encravem ao nascer, permitindo um barbear perfeito, sem cortes, isto porque, a pequena massagem ativa a circulação sanguínea, amolecendo o pêlo para que este surja á superfície e não encrave.
Mas atenção, a esfoliação em excesso é prejudicial, irrita e estraga a pele, por norma duas vezes por semana é o suficiente, por isso leia sempre as indicações do creme antes de aplicar.

Sérum
Soa como uma espécie de cura milagrosa de Hollywood. Na realidade, um sérum combina um tratamento que se distingue do creme hidratante pelos ingredientes e pela textura. Por norma são mais líquidos e não gordurosos, de forma a penetrarem mais rápida e profundamente na pele. Os resultados costumam notar-se mais rapidamente pois apresentam altas concentrações de ingredientes ativos, tratando mais eficazmente os problemas específicos da pele.
Os séruns são produtos mais comuns em tratamentos de anti-envelhecimento, embora também se encontrem produtos anti-manchas, iluminadores, alisadores e anti-flacidez.

Óleo para barba
É um tónico de limpeza e lubrificação para a barba, ficando esta com um aspecto brilhante e cuidado.

Creme moderador
É uma substância cremosa e pastosa que, como o nome indica, serve para modelar e fixar o cabelo, dando firmeza e textura.