O artista plástico Kabú vai expor 15 obras com o mote “Cultura Vista por Dentro“, no dia 12 de Maio (terça-feira), às 18 horas, na galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, em Luanda.

Zola Pires Daniel (Kabú), artista plástico nascido em Angola em 1981, actualmente é estudante do Instituto Superior de Artes de Angola (ISARTES), no entanto iniciou no mundo das artes como autodidata, participando de várias exposições colectivas e algumas individuais a partir de 2005.

Nas 15 obras que estarão expostas, o artista procurou inspiração na união entre tradição e arte contemporânea, integrando assim novas formas e expressões. Nas suas peças, Kabú utiliza com sensibilidade símbolos tradicionais, como estatuetas e máscaras.

Nas telas, joga com as cores vivas e o contraste, criando uma justaposição que invoca o divisionismo entre tons quentes e frios. Algumas das composições têm personagens que exprimem movimento e calor acumulado, traduzindo uma violência interna; as faces tristes demonstram a viagem que invoca os tempos difíceis. As cores traduzem o poder energético em símbolos, a força real, mediação entre a terra, a lua, o sol e o homem.