Tem dificuldades em manter a sua energia ao longo do dia? Ou por norma tem uma quebra de energia a meio do dia e não sabe o porquê? Isto pode dever-se a tomar o pequeno-almoço à pressa ou escolher os alimentos errados para esta hora do dia. Descobrimos alguns truques que se podem aplicar nesta primeira refeição do dia, que o farão sentir bem todo o dia.

continental-breakfast

Alimentos a evitar

Mau café
O café pode tanto pode ser energético, como pode prolongar a fadiga. O café não é todo o mesmo, por razões agrícolas e económicas cada marca e cada lote de café tem a sua essência e especificidade. Muitas vezes o café apresenta naturalmente bolor e toxinas associadas a este.
Um estudo mostra que cerca de 90% dos grãos de café verdes estavam contaminados com bolor antes de serem processados, enquanto outro estudo revela que quase 50% dos cafés processados apresentam bolor. Quando faz café de manhã ou compra, evite os cafés mais baratos. Estes são mais económicos pois, para além de serem produzidos com grãos de café de menor qualidade, são produzidos com grãos de café estragados (com bolor). Por fim, evite o descafeinado, que em média contém mais bolor, isto porque os produtores deixam os grãos de café de menor qualidade para a produção de descafeinado.
Um café de má qualidade pode apresentar estas toxinas existentes no bolor e logo pela manhã o organismo pode reagir mal e dá-lhe uma má disposição que pode prolongar-se pelo resto do dia.

2. Leite, iogurte e queijo, mas não manteiga

O principal problema com os produtos lácteos é o processo perigoso de pasteurização. Enquanto este processo reduz o pequeno risco de contaminações do leite, ao mesmo tempo elimina os probióticos benéficos deste, desnatura as proteínas do leite e transforma-o, de uma fonte nutritiva num problema de saúde. A pasteurização torna também os açucares lácticos do leite em açucares beta-lácticos que o corpo absorve mais rapidamente, causando picos de açucares no sangue.
De manha deve evitar ingerir leite, iogurte e natas — mas não manteiga. A manteiga é um pouco mais saudável que o leite porque as proteínas lácticas prejudiciais são mínimas. As poucas proteínas lácticas que possam permanecer na manteiga serão modificadas por enzimas durante a fermentação da manteiga, tornando-as não prejudiciais.

3. Açúcar, incluindo fruta

De manhã o seu corpo necessita mais de sódio do que de potássio, para que a sua pressão arterial possa subir, mas comer fruta (que tem muito potássio) ao pequeno-almoço faz com que a sua pressão arterial desça. Começar o dia com a pressão arterial baixa faz com que seja difícil sentir-se enérgico. Quando ingere açucares não só a energia e o foco despertam, mas também os níveis de açúcar no sangue, que levam a que o pâncreas segregue insulina. Acontece que o pâncreas não tem noção de quanta insulina é necessária e por norma excede a dosagem desta. Segregar grandes quantidades de insulina causa a diminuição drástica de açucares no sangue. Esta diminuição causa lentidão, confusão mental e fome. Cortar o açúcar na sua alimentação é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua saúde, peso e desempenho global.

4. Cereais

Os cereais que contém glúten são de facto viciantes. Existem imensas pesquisas que mostram que ingerir glúten pode ter consequências negativas para a saúde. Pode causar inflamação, dificuldades gastrointestinais e contribui para doenças auto-imunes, entre outros. Os alimentos com glúten que se devem evitar ao pequeno almoço são cereais, torradas, panquecas e barras de granola.

Healthy-breakfast TRiii Fitness

Então, o que se deve comer ao pequeno-almoço?

A alimentação equilibrada não é baseada em privação, mas sim, em consumir os alimentos corretos para que o seu corpo possa funcionar ao melhor nível.

1. Café de qualidade
Café de boa qualidade irá ajuda-lo a acordar e dá-lhe energia para o inicio do dia. Em alguns países bebe-se café com uma colher de manteiga e estudos provam que é benéfico ao pequeno almoço.

2. Ovos
Um pequeno almoço com ovos mexidos, ou um ovo escalfado ou estrelado, irá dar aquele empurrão necessário para começar bem o dia.

3. Batata doce
Coza e coma ao pequeno almoço, a batata doce é uma forma deliciosa de esmagar a fome pela manhã, evitando os picos de açúcar no sangue. Embora esta seja doce, não apresenta gorduras, nem colesterol e é muito rica em vitaminas.

4. Abacate e Salmão fumado
O abacate é muito rico em vitaminas, água, não tem colesterol e é rico nas gorduras boas, como o Omega 3. O salmão é igualmente rico em Omega 3, Vitamina D e Selénio.