Os homens não nasceram para conseguirem escapar das nódoas e normalmente ocorrem nas ocasiões mais básicas do dia-a-dia. Não importa o quão cuidadosos são — estar em casa, no trabalho ou no restaurante — as suas roupas acabam por arranjar forma de ficarem sujas. Por isso é importante saber como remover estas nódoas. Imagine, sujar-se na hora de almoço e ter uma reunião importante no início da tarde? Por esta e outras razões vamos mostrar-lhe como remover as nódoas mais comuns. 

Desodorizante/Antitranspirante
O que necessita: vinagre, detergente liquido. 
Como remover: numa bacia deixe a peça de roupa por 30 minutos em vinagre. Em seguida coloque-a na máquina com detergente liquido, no programa de água mais quente possível, mas respeite a etiqueta de lavagem.

Sangue
O que necessita: soro fisiológico, detergente com amoníaco.

Como remover: se colocar soro fisiológico sobre uma nódoa de sangue ainda recente, é quase automática a remoção da nódoa. Se já tiver um pouco seca, passe sobre a nódoa um detergente com amoníaco (estilo Sonasol) e deixe atuar por 20 min. Depois lave a peça com água quente.  

  

Café

O que necessita: açúcar, vinagre e pedras de gelo.

Como remover: se estiver fora de casa, num restaurante ou no trabalho, uma nódoa de café sairá se em cima desta colocar açúcar, este irá absorver a mancha. Outra alternativa é passar imediatamente uma pedra de gelo.

Em casa, demolhe a peça de roupa em vinagre durante uns minutos e em seguida lave com água quente. 

Sumo de fruta
O que necessita: Barra de sabão, detergente de loiça.

Como Remover: Após passar a nódoa por água fria, passe com o sabão em barra ou detergente de loiça, sobre esta. Deixe atuar por uns minutos e lave com água quente. 

Tinta
O que necessita: laca para cabelo, álcool, detergente. 

Como Remover: passe sobre a nódoa álcool ou laca para o cabelo,esfregue um pouco, por norma sairá rapidamente e em seguida lave a peça de roupa normalmente. 


Molhos

O que necessita: acetona, detergente e branqueador.

Como remover: Pré-trate a nódoa com branqueador e em seguida lave com água morna ou quente. Outra alternativa é colocar acetona sobre a nódoa e em seguida lavar com água morna ou quente. 

  


Pasta de Dentes

O que necessita: Detergente com amoníaco. 

Como remover: Se passar a nódoa por água morna não for suficiente, coloque a peça de roupa num alguidar com água e três colheres de detergente com amoníaco. Deixe atuar uns minutos e lave normalmente. 


Vinho

O que necessita: sal, vinho branco

Como remover: Se a nódoa for de vinho branco, coloque sal por cima da nódoa, esta irá absorver a nódoa. Se a nódoa for de vinho tinto, se for recente coloque sal, sem esfregar. Remova o sal com água morna ou passe vinho branco.


Dicas gerais:

Leia sempre a etiqueta da roupa para saber a que graus esta pode ser lavada e que produtos pode passar sobre a peça.

Secar ou passar a ferro pode deixar uma nódoa permanentemente na roupa, se a nódoa não saiu na primeira tentativa, volte a demolhar e lavar de novo, não seque nem passe a peça de roupa a ferro. 

Demolhe a nódoa o maior tempo possível, para que o detergente que colocou possa actuar.