As suas respostas a questões numa entrevista de trabalho não são as únicas coisas com que se deve preocupar. A sua linguagem corporal também apresenta um papel importante.

Expressões faciais, postura e outros comportamentos físicos, podem dizer mais sobre um candidato do que as palavras que ele usa.

Entrevista de trabalho

Existe uma variedade de linguagens corporais que os candidatos a um trabalho efectuam que os prejudica, de acordo com os contratantes. Estes dizem que os 10 erros mais comuns cometidos pelos candidatos são:

  1. Não efectuar contacto visual.
  2. Não sorrir.
  3. “Brincar” com algo na mesa, estar distraído com algo.
  4. Ter má postura.
  5. Remexer-se muito na cadeira.
  6. Cruzar os braços ao peito.
  7. Brincar com o cabelo ou estar sempre a tocar na cara (dá um ar desinteressado).
  8. Ter um aperto de mão fraco, sem convicção.
  9. Utilizar gestos, com as mãos, em demasia enquanto fala.
  10. Ter um aperto de mão forte demais, é deselegante.

Um estudo efectuado pela CareerBuilder revela que quase metade dos contratantes sabem, aos primeiros 5 minutos, se um candidato é bom para a vaga disponível. Após 15 minutos, esse número altera para 90 porcento.

entrevista de trabalho

Para que possa impressionar na sua entrevista de emprego, deixamos-lhe umas dicas:

  • Treine: Estar preparado é a melhor forma de ter sucesso numa entrevista. Experimente treinar com amigos ou família, simulando o que pensa que lhe podem perguntar e como responder da melhor maneira. Quando terminar pergunte como foi o seu desempenho ao nível de postura, contacto visual e gestos.
  • Discurso: um discurso de 30 segundos que consiga sumariar o que faz e porque deve ser o escolhido para a vaga em aberto. Para a típica questão “fala-me um pouco sobre si”, que ocorre sempre numa entrevista, lembre-se de ter uma resposta pronta e fale com clareza das suas habilidades e experiência profissional.
  • Faça o trabalho de casa: Antes de ir para a entrevista faça uma pequena pesquisa sobre a empresa que o vai entrevistar. Na entrevista coloque questões sobre a empresa, fica sempre bem mostrar que tem tanto interesse na empresa, quanto o que a empresa tem em si.
  • Relaxe: Respire fundo umas quantas vezes antes de entrar na entrevista para aliviar um pouco a ansiedade.