Já lhe aconteceu experimentar aquela camisa nova e simplesmente não se sentir bem. Mas o que terá sido? Será o tamanho da manga? O colarinho? Bem, vamos tentar perceber.

shirt-bar

Camisas

Mangas e punhos

As camisas tendem a encolher após algumas lavagens, por isso, antes de comprar ou mandar adaptar, garanta que as mangas são compridas o suficiente, caso aconteça um eventual encolhimento.

  • Assim, qual o comprimento correto das mangas? As mangas devem cobrir os braços e os pulsos até atingirem o início dos polegares.
  • Os punhos devem ser apertados o suficiente para evitar que deslizem abaixo do pulso.
  • Se optar por usar a camisa fora da calça, esta deve ficar logo acima do fecho, ao nível do bolso de trás.
  • Quando usar um casaco e esticar os seus braços, as mangas da camisa devem terminar entre meio a um centímetro, depois do casaco.

asantecntskt

Colarinhos 

Uma camisa de tamanho correto, deve ter as costuras alinhadas corretamente nos ombros.

  • Em relação ao colarinho, para verificar se o tamanho esta correto, o dedo indicador deve caber entre o colarinho e o pescoço, quando a camisa está abotoada desde o primeiro botão.
  • As extremidades do colarinho e a parte externa devem ser cobertos pelo casaco.

Existem diversos tipos de camisa, ao comprar uma esteja atento aos seguintes detalhes: qualidade, tipo de colarinho, versatilidade e feitio.

9e8b741e9083a3e148149a8db5938c14

A qualidade da camisa é importante pois o material de que ela é feita vai influenciar muito o vestir da camisa, se amarrota com facilidade ou não. Para além disso, a qualidade da camisa influencia o transpirar, as camisas fabricadas de produtos naturais, como o algodão ou seda, permitem a pele respirar e evitam a transpiração em excesso, já as sintéticas, têm o efeito oposto.

Existem imensos tipos de colarinhos diferentes, com botão, sem botão, curto ou mais longo. Tenha em atenção o que favorece mais o seu corpo, existem colarinhos que podem aumentar o seu pescoço, enquanto outros aparentam que não o tem. Experimente primeiro diferentes tipos de colarinhos para ver qual se adua melhor a si e qual o deixa mais confortável.

0d5fd7f141f69207c44f1cfc70b760fe

A versatilidade da camisa é algo muito importante. Se se encontra com um orçamento curto, não escolha uma camisa colorida e com padrões. Opte por cores sólidas (branco, azul, cinza), que pode usar em várias ocasiões e combinar com a maioria das peças do seu guarda-roupa.

De um modo geral, a camisa deve assentar bem nos ombros e nas costas. Existem camisas com muitos feitios, o que conta é que tem de se sentir confortável quando se estica e evitar sentir que ela vai sair das calças, ou que vai rebentar. Se é um corte mais cintado, a direito ou mais largo é algo que tem a ver com o seu estilo e como gosta de se vestir.