IMG_7492

Educação

Especialistas pensam que longas horas de estudo, pouco tempo passado no exterior e o aumento de horas ao ecrã são os motivos para uma classe média míope. Nas escolas cada vez mais se estuda com o recurso à tecnologia, mas mesmo com os antigos recursos, livros e apontamentos, o que realmente prejudica os seus olhos é o tempo que se coloca a vista em esforço.

Dica: Claro que não são os estudos que estão a piorar a sua visão, mas sim o tempo que fica a ler, a pesquisar ou em frente ao PC, deve fazer pausas frequentemente, para não estar sempre a fixar algo.

bigstock-Tired-man-rubbing-his-eyes-44042860

Os dedos  

Quando acorda e esfrega os seus olhos, está a romper pequenos capilares em torno das pálpebras, envelhecendo a pele desta região prematuramente. Pior ainda é esfregar os olhos após uma rajada de vento empoeirada, pequenos objetos estranhos como poeiras e areias são transportados pelo vento e podem arranhar a córnea ou causar infeções que o façam perder a visão.

Dica: Se tem de tocar nos olhos — para passar um creme por exemplo — use apenas os dedos anelares. Irá exercer menos pressão e manterá os seus olhos mais jovens, por mais tempo.

Não exercitar

Os músculos são responsáveis  pela focagem dos olhos. E com as suas armas, quanto mais exercitar a sua visão, mais forte esta se torna. Fixar um único ponto no ecrã para ver as novidades no Twitter pela manhã é como sair do assento do carro para a cadeira do escritório e ainda se perguntar porque tem pernas de galinha. A sua receita? Exercite os seus olhos.

Dica: Para exercitar os seus olhos, experimente desenhar uns números ou letras numa bola, com uma fita/corda prenda-a ao tecto, em seguida gire a bola e tente focar os números.

Quando fica muito tempo a ler ou no PC, faça curtas pausas e habitue-se a focar pontos ao longe, para relaxar os seus olhos que estão durante muitas horas a focar ao perto.

maxresdefault

Festas de espuma

Sim são super sexy, as miúdas mais giras ficam com a roupa toda colada ao corpo, mas os químicos existentes na espuma, que a deixam fofa e borbulhante, são o bilhete para conjuntivites e infecções nos olhos.

Dica: Evitar espuma nos olhos, quer nas festas, quer simplesmente no banho, os químicos são bastante perigosos para a visão.

Prazos Curtos

Horas em demasia em frente ao ecrã podem levá-lo a necessitar de uma cirurgia ocular. Passar demasiadas horas em frente ao ecrã faz com que pisque menos os olhos e quando o faz, a pálpebra não cobre o olho totalmente, isto faz com que ele seque facilmente.

Dica: Faça pausas a cada 20 minutos, faça exercícios de focagem, foque algo ao perto e algo ao longe, cerca de cinco vezes para reduzir a fadiga ocular.

chuva-chapeca

Tempo nublado

Os raios UV são tão prejudiciais à sua pele, quanto aos seus olhos. Isto significa que você necessita tanto de sombras quanto de protetor solar. Mas as frequências nocivas também passam através das nuvens e estas podem causar cataratas e degeneração macular nos seus olhos.

Dica: Use sempre óculos de sol, mesmo em dias nublados, os raios solares e as frequências nocivas, estão sempre lá.

1_65

Cigarros

Não só é mais difícil ver através de uma nuvem de fumo, como tem um impacto interno terrível. Fumar aumenta o risco de perder a visão até quatro vezes mais e para além disso, os químicos que inala deste fumo são propícios a desenvolver cataratas.

Dica: Deixar de fumar seria o ideal. De qualquer forma existem outras dicas, as saladas ajudam a melhorar a visão noturna, devido à luteina presente nas folhas verdes. Os beta-carotenóides atrasam o envelhecimento da retina, e estes podem ser encontrados em alimentos como cenoura e couve.

Desidratação

Dietas ricas em sódio são desidratantes, o que significa menos água a fluir através dos seus olhos, enquanto os óleos fazem as suas lágrimas evaporar mais rapidamente, oferecendo menos proteção os olhos.

Dicas: Beber mais água irá ajudar a manter os seus olhos hidratados e aumentar a ingestão de salmão vai ajudar a garantir a manutenção de fluidos corretamente. Peixes oleaginosos são ricos em omega 3, aumentando a permanência das lágrimas, garantindo a proteção ocular.