Os pagamentos digitais estão na moda e a Google integra, agora, no próximo Android M, um serviço nativo: o Google Pay.

Este sistema de pagamento vem trazer a todos os dispositivos Android uma capacidade que somente a Samsung tinha, dentro do sistema operativo da Google

Não é um serviço que traga algo de inovador pois basicamente decalca o que já conhecemos do Apple Pay mas, pelo menos, chega agora a todos os dispositivos Android e não está apenas nas mãos da Samsung. Facilmente, via NFC, um dispositivo pode fazer pagamentos sem qualquer problema.

Google-IO-2015-AndroidPay-1280x720

Com o Android Pay, o utilizador pode desbloquear o smartphone e colocá-lo perto do terminal de pagamento, sem qualquer necessidade de abrir uma app dedicada. Além disso, poderá verificar a transação, pois são-lhe mostrados todos os passos do pagamento, obtendo detalhes da transação no seu telefone. Basta seleccionar “Comprar com Android Pay”.

Além disso, nos revendedores seleccionados, vão existir ofertas especiais para promover o serviço, uma espécie de programa de fidelidade. Um exemplo dado foi quando o utilizador compra uma Coca-Cola numa máquina de venda automática e, logo em automático, são-lhe atribuídos os MyCokeRewards.

Vão existir milhares de marcas com terminais disponíveis espalhados, para já, pelos Estados Unidos, mas certamente que se espalhará pelo mundo.

nexus2cee_1432832400973350

Embora o utilizador possa adicionar os seus cartões de crédito e débito directamente a partir das aplicações dos banco, para uso com Android Pay, onde a Google está a fazer um pressing com grandes grupos de redes de pagamentos (ex: American Express, Discover, MasterCard e Visa), este serviço terá uma particularidade de segurança interessante. Com ele, o utilizador poderá criar uma conta virtual – uma espécie de MBNET, podendo, desta forma, salvaguardar a sua informação pessoal, pois esta nunca é transmitida.

O Android Pay em breve estará em cerca de 700.000 espaços comerciais e disponível em milhares de apps Android. O novo serviço também vai suportar leitor de impressões digitais, inclusive para os developers se autenticarem. Coisas boas estarão para chegar de certeza com o Android M.