A resposta é dada por um projecto da Universidade de Ciências, Saúde e Ambiente de Nova Iorque.

Para muitas mulheres a correlação entre sexo e ressonar é um daqueles factos irritantes da vida. Não importa o quanto estamos apaixonados… Na maioria das vezes nós homens, quase que de imediato, adormecemos a seguir ao sexo.

Por outras palavras, ficamos sem energia e necessitamos de comida para combater esse défice.

Assim, no caminho para a cura, tem de haver uma melhor explicação. Contudo as mulheres por vezes também se sentem sonolentas após o sexo, mas o fenómeno parece ser mais pronunciado nos homens. Então o que é esta espiral que os leva para terra do sono?

Primeiro, as razões óbvias para a oscilação da sonolência pós-sexo: o acto ocorre frequentemente à noite, na cama e é, no fundo, fisicamente desgastante (muitas vezes mais para o homem do que para a mulher, embora varie). Assim quando o sexo acaba é natural que dê sonolência ao homem.

Segundo, pesquisas efectuadas com sondas específicas, para que uma pessoa atinja o orgasmo, uma necessidade primária é livrar-se de todos os medos e ansiedades. Assim, isto também potência o relaxamento e pode explicar a tendência para a sonolência.

tumblr_inline_nobs0eIyiC1rfk0gh_540
Depois existe a bioquímica do orgasmo em si. Pesquisas mostram que durante a ejaculação, os homens libertam um cocktail de químicos cerebrais, incluíndo norepinefrina, serotonina, oxitocina, vasopressina, oxido nítrico e prolactina. A libertação da vasopressina está ligada à sensação de satisfação sexual e também é mediadora do “tempo de recuperação”, com que os homens estão bem familiarizados — aquele tempo que ele necessita para que o pénis esteja pronto para a segunda ronda.

Estudos mostram que a prolactina induz à sonolência, assim como a oxitocina está também associada à redução do stress, que pode uma vez mais levar ao relaxamento e sensação de sono. Logo, a libertação de hormonas, quando ocorre o orgasmo masculino, são causadoras da sensação de sonolência nos homens.

tumblr_ltt31elGCw1qjkeqso1_1280

Finalizando, há muitos potências bioquímicos e razões evolutivas para a sonolência pós-sexo, algumas directas outras indirectas — mas ninguém ainda apontou causas exactas. Uma coisa, no entanto, é certa: as mulheres têm de se habituar, não parece que isto melhore tão depressa. Mas para aquelas mulheres angolanas mais incomodadas com o assunto, diga-lhes que: estudos recentes efectuados em 10,000 homens ingleses mostram que 48% destes, revelaram ter adormecido durante o acto sexual… Mais vale se contentarem com o que têm!