Com as finais da NBA marcadas para dia 4 Junho, onde assistiremos ao confronto dos grandes Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, mergulhamos dentro da narrativa para falar de cinco factos chave que poderão determinar quem levantará o trofeu no final da temporada.

Quer para os Cleveland Cavaliers ou quer para os Golden State Warriors, as Finais de NBA, que começam na quinta-feira, têm o potencial para inaugurar uma nova dinastia na liga, dada a jovens talentos em ambos os elencos. Para o vencido, será será algo familiar; os Cavaliers nunca ganharam um campeonato de NBA e os Warriors não sobem ao auge de excelência desde 1975. Enquanto em Las Vegas vêm os Warriors como os favoritos a ganharem  — e Steph Curry a conseguir o MVP das Finais, para honrar a sua temporada regular — existem outras evidências que podem determinar o vencedor das séries. Aqui estão as cinco mais interessantes.

Apenas uma equipa ganhou o Campeonato e com um treinador que não tinha experiência

219

Vantagem para: Cleveland

Muito será escrito ainda antes do jogo de quinta-feira, sobre o facto do treinador dos Warriors, Steve Kerr e o dos Cavaliers, David Blatt, serem ambos treinadores estreantes. Embora, isto seja tecnicamente verdade, Blatt tem muito mais experiência como treinador do que Kerr — ganhando honras como o Treinador do Ano, por quatro vezes na Liga Israelita, Treinador do Ano da Super Liga Russa e o Treinador do Ano da Euroliga. Já Kerr, antes da sua nomeação, deixou a radiodifusão para se tornar Gerente Geral do Phoenix Suns, em 2007-2008. Existiram 6 ocasiões em que treinadores inexperientes ganharam o troféu Larry O’Brien na suas épocas inaugurais — cinco dos quais tiveram, a certo nível, alguma experiência. Ed Gottlieb venceu com os Philadelphia Warriors em 1947 após trabalhar no ABL. John Kundla venceu com os Minneapolis Lakers em 1949, após ser assistência na Universidade de Minnesota e treinador na Escola Secundária de DeLaSalle. Bill Sharman venceu o título em 1972 com os Los Angeles Lakers, após ter ganho um título ABA com os Utah Stars. Paul Westhead venceu em 1980 o título, com os Los Angeles Lakers, após ter sido assistente do então técnico dos Lakers Jack McKinney. Por fim, Pat Riley venceu o título com os Lakers em 1982 após ser assistente na equipa de Westhead.

O título ganho por George Sanesky, com a equipa Philadelphia Warriors, foi a única vez que um treinador sem qualquer experiência anterior no ramo, ganhou o troféu.

LeBron James é o primeiro jogador desde 1966, a ir a 5 Finais directas

January 16, 2015; Los Angeles, CA, USA; Cleveland Cavaliers forward LeBron James (23) during a stoppage in play in the first half at Staples Center. Mandatory Credit: Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports  - RTR4LRQP

Vantagem para: Cleveland

Apenas 10 jogadores, na história de NBA, tiveram nos Finais da Época de NBA por 5 vezes consecutivas — com 8 deles a jogarem nos Boston Celtics, nos anos 60. Se o Bill Russell e companhia forem indício de “sucesso a ter”, durante a quinta viagem para as Finais, o troféu é de LeBron James.

O “Jump-Shooting” já não é um motivo para duvidar das hipóteses de uma equipa

The-Warriors-finished-the-regular-season-with-the-10th-best-winning-percentage-of-all-time

Vantagem para: Golden State

Em 2011, os Dallas Mavericks bateram o record da NBA, para o maior número de tentativas de lançamentos de 3 pontos nos playoffs para um campeão da NBA, com 22,2 por jogo. Enquanto os Warriors são vistos como uma equipa que predominantemente faz lançamentos em salto — e talvez justamente por isso eles fizeram 29,7  por jogo nos playoffs deste ano — 12 das 16 equipas que entraram na pós-temporada dispararam mais de 22,2 triplos por jogo.

Apenas 10 jogadores da história da liga ganharam o MVP da fase regular, MVP Final e Campeonato 

new-cavs

Vantagem para: Cleveland

Tendo já ganho o MVP, o nome de Curry senta-se ao lado de LeBron James, Tim Duncan, Larry Bird, Shaquille O’Neal, Michael Jordan, Hakeem Olajuwon, Magic Johnson, Moses Malone, Kareem Abdul-Jabbar e Willis Read, como jogadores que sobressaíram e foram reconhecidos pela sua grandeza nas suas épocas regulares  e nas suas realizações pós-temporada.

Os Warriors terminaram a temporada regular com a 10ª melhor percentagem de vitórias de todos os tempos

141214201816-stephen-curry-celebrates-pelicans-121414.1200x672

Vantagem para: Golden State

Com uma sessão regular recorde de 67-15, os Warriors encontram-se num clube de vencedores encabeçado pelos Chicago Bulls com 95-96, que fizeram 72-10 no caminho para o campeonato. Das 10 equipas com a melhor percentagem de vitórias na história da liga, sete ganharam o título, parece um bom presságio para os Warriors.

Lançados os dados e esclarecidos os pontos fortes de cada equipa, cabe-lhe a si fazer a sua aposta!