A sua pele está constantemente sobre ataque. Uma constante investida de poluição, sujidade e stress pode torná-lo num homem envelhecido num instante — mas apenas se permitir. Veja os maiores inimigos da sua pele e como se defender destes.

  1. O Sol 11264578_1588123511453566_685312808_n

Ok, temos sol o ano inteiro, isto é Africa baby, como vamos fazer? Andar sempre à sombra? Não é uma má ideia se pensar que 90% do envelhecimento da pele é causado pelo sol, e cada célula da sua pele está constantemente desprotegida e a ser queimada.

Solução: Aqui já sabe a resposta, para evitar o envelhecimento precoce da pele e essencialmente o cancro da pele, use e abuse do Creme Protector Solar. Mesmo naqueles dias nublados em que não se vê o sol, coloque sempre protetor solar, o sol emite as radiações UV, que em dias nublados triplicam de intensidade.

2. Poluição

O lixo e poluição invisível que se, espalham pelo ar, entopem os poros da pele. Toxinas microscópicas dos carros no trânsito, fábricas e até algumas plantas, entre outras fontes, causam o stress oxidativo (envelhecendo a pele prematuramente) e ainda causa pequenos buracos na pele.

Solução: Lavar e hidratar bem a pele. Principalmente à noite, quando chega a casa após um dia de trabalho e a pele está saturada de impurezas, use um líquido ou sabonete próprio de limpeza de pele e passe um creme hidratante para que as células possam revitalizar-se.

3. Stress

Stressed_Man_page-bg_14653

Enquanto é fácil pensar no stress como um problema psicológico, ele pode ter efeitos físicos profundos no coração, pressão arterial e intestino. Também afecta a pele, pesquisas ligam o stress a inúmeros problemas de pele como acne, eczema, urticária e psoaríase.

Solução: Desbloqueie-se de stress antes de se deitar, deixando todos os gadgets fora do quarto. Experimente exercícios de respiração para relaxar o corpo e foque o seu corpo em cada músculo para aprender a diferença entre tensão e relaxamento. A mente irá segui-lo.

4. Cloro

LNS_29-09-2012_FEATURE_01_LIS290912SUNBATHING01

Se costuma frequentar piscinas, fica já o aviso, expor a pele a elevados níveis de cloro pode deixar a sua pele irritada, deixando-a seca, com comichão e enrugada.

Solução: tomar um banho de chuveiro (que por norma se encontra sempre perto das piscinas) antes de entrar na piscina, reduzirá qualquer reacção tóxica que possa potencialmente ocorrer com o cloro que utilizamos no corpo proveniente de champôs, perfumes e produtos para a pele. O cloro também torna a pele mais clara. Quando acaba o seu banho, passe de novo o corpo e cabelo pelo chuveiro, para evitar as reacções químicas com produtos como o protetor solar. Para finalizar passe um bom creme hidratante para hidratar e revitalizar as células da pele.