Durante a apresentação de abertura da WWDC que aconteceu nesta segunda, a Apple apresentou o tão esperado iOS 9. Além de contar com novidades interessantes, a atualização do iOS também trará diversas melhorias (muitas delas citadas na nossa wishlist) que há tempos eram aguardadas por milhões de usuários ao redor do globo.

Confira agora uma lista com as novidades que foram anunciadas.

Interface

A cara do iOS 9 é bem parecida com a do iOS 8. Em um primeiro momento, os sistemas parecem idênticos, mas uma análise mais cuidadosa começa a revelar algumas diferenças. A mudança mais relevante diz respeito à fonte do sistema. A tão controversa Helvetica Neue (tida por diversos usuários como muito fina e muito pequena) deu lugar a uma variação da fonte San Francisco que a Apple desenvolveu especialmente para o Apple Watch.

Captura de ecrã 2015-06-8, às 20.35.33
Esta fonte no iOS promete facilitar a leitura, e de fato ela deixa a interface mais agradável de ler quando comparada com a anterior. Ela já estava presente no aplicativo Atividade que aparece quando você sincroniza um Apple Watch com o iPhone, e agora ela passará a estar presente em todo o sistema.

Algumas das cores do iOS também mudaram de forma bem leve. Desde a introdução do iOS 7, a Apple teve de lidar com críticas em relação à escolha de algumas tonalidades, especialmente do verde, e ela parece estar em busca de um meio-termo entre a proposta inicial e a aceitação do público.

Uma das principais mudanças foi na tela da Siri, que agora apresenta uma interface mais colorida, bastante parecida com a interface da Siri no Apple Watch. Quando você ativa a assistente digital, visualiza ondas sonoras de diferentes cores que reagem de acordo com a sua voz, resultando em um efeito bem legal.

Captura de ecrã 2015-06-8, às 21.11.09

Proativo

Uma das principais novidades do iOS 9 será um recurso chamado Proactive, ou Proativo em português. Sua função será bastante parecida com a do Google Now, o que era algo que fazia bastante falta no iOS. Aqui o usuário encontrará informações úteis para todos os momentos do dia, com base em um cruzamento entre os hábitos do dono do aparelho e as informações que ele tem armazenadas no iCloud.

Por exemplo: se você acorda todos os dias às 7:30 e a primeira coisa que faz é abrir o Twitter, esta tela irá apresentar um atalho para o Twitter. Já se tiver um vôo marcado para o meio da tarde, as informações do vôo estarão ali, e o sistema irá apresentar informações de trânsito para o seu trajeto.

A chegada deste recurso traz uma mudança para quem está acostumado a utilizar a ferramenta Spotlight, e será bastante familiar para usuários mais antigos do iOS. Antes do iOS 7, o Spotlight ficava acessível em uma tela que ficava “à esquerda” da primeira tela de aplicativos do aparelho. Se a tela inicial do aparelho é a tela 0, o Spotlight ficava em uma espécie de tela -1. Com o iOS 7, o Spotlight mudou de lugar, e passou a ficar acessível a partir do topo de qualquer tela de aplicativos do iOS. Com a chegada do Proativo, o Spotlight volta para esta espécie de tela -1, e ele passa a fazer parte do novo recurso. Agora os usuários usarão o Spotlight tanto para navegar pelo Proativo, quanto para buscar informações pelo aparelho e (em alguns países) pela internet.

Busca com esteróides

O Spotlight vai ganhar mais poderes no iOS 9. Será possível fazer buscas dentro de outros aplicativos, além de permitir buscas contextuais. Falaremos mais disso em um futuro próximo.

Captura de ecrã 2015-06-8, às 21.12.44

Apple Pay

Ainda não será desta vez que o Brasil receberá o recurso. Porém, o serviço será expandido para outros países, começando com o Reino Unido. Com a chegada do Apple Watch e a possibilidade de utilizar o Apple Pay no relógio, a Apple precisará correr para implementar este recurso ao redor do mundo, já que vem o promovendo bastante.

Captura de ecrã 2015-06-8, às 21.14.55

Multitarefa no iPad

O iOS 9 trará finalmente uma verdadeira multitarefa ao iPad. Você poderá trabalhar em dois aplicativos ao mesmo tempo, na mesma tela, lado a lado. Inclusive poderá fazer coisas do tipo assistir a um vídeo no cantinho da tela enquanto escreve um email. Muito legal.

Captura de ecrã 2015-06-8, às 21.16.43

Teclado

O teclado do iPad receberá uma grande atualização, inclusive aceitando gestos de múltiplos dedos. Ele funcionará como um trackpad em que pode ser usado para selecionar partes do texto de forma rápida.

No iOS para iPhone, finalmente as letras do teclado ficam visualmente em maiúsculas quando o Shift está selecionado.

Captura de ecrã 2015-06-8, às 21.19.02

Aplicativos menores

Com o iOS 9 a App Store permitirá que se baixe versões otimizadas dos aplicativos para cada modelo de dispositivo. Por exemplo, um iPhone 4S não precisará baixar um aplicativo que ficou pesado por também ser compatível com o iPad, pois haverá uma versão especial apenas para ele.

Compatibilidade

Aqui a Apple realmente surpreendeu. O iOS 9 continuará sendo compatível com os mesmos aparelhos que hoje rodam o iOS 8 (iPhone 4S em diante, assim como o iPad 2 em diante). A empresa diz ter se esforçado bastante para otimizar a performance do iOS em todos os aparelhos, e prometeu que a mudança será visível. Resta aguardar, e torcer para que a realidade seja tão bacana quanto a promessa.

iOS X

Lançamento

Ainda não existe uma data definida para o lançamento público do iOS 9, mas historicamente o novo iOS tem sido lançado em setembro, junto da chegada dos novos modelos de iPhone. A Apple liberou hoje uma versão beta do sistema, que deverá ser usada por desenvolvedores para que eles testem seus aplicativos.