A Soba é uma marca de roupa criada por oito jovens empreendedores que, além de ter o seu estilo, próprio tem um papel activo e focado na responsabilidade social.

A criação da marca de roupa surgiu nas ideias de Cláudio Kiala e foi concretizada com a ajuda de Carla Santos, Djanira Barbosa, Flora Sitoe, Genilson Feliciano, Márcia Bravo da Rosa, MM e Vaumara Rebelo.

Numa entrevista ao site Ver Angola, os jovens revelam que devido às suas agendas escolares, actualmente, cada um contribui com que o que pode para o projecto: “Somos todos estudantes, e vamo-nos substituindo uns aos outros devido a possíveis conflitos com as agenda escolares.”

A identidade da marca define-se através da criatividade fundada nas suas raízes, através da utilização de tecidos e padrões africanos. Mas mais do que vestir pessoas, a Soba quer estar presente activamente numa sociedade melhor e por tal, associaram-se à embaixada da Suécia num projecto que pretende levar água potável a comunidades carentes do país.

0ed6814f-5f95-4165-b43c-a61760a95928_3

Por cada dez peças vendidas, a Soba adquire um filtro de água Solvatten, uma tecnologia sueca que funciona a energia solar e que permite filtrar água imprópria para consumo.

“Consideramos a nossa parceria com a embaixada sueca o ponto mais alto da nossa existência. Desde o princípio, o nosso projecto foi mudar a vida de pessoas com o nosso trabalho”, revelam ao Ver Angola.

Actualmente, a linha de roupa é constituída por t-shirts e túnicas mas a partir de Julho os jovens criadores vão lançar uma linha de acessórios dedicada ao público feminino.