Sente que não tem energia para nada? Acabou de acordar mas o corpo suplica-lhe que volte para a cama? A solução pode estar em beber mais água!

É isso mesmo, o consumo insuficiente de água pode estar na origem de vários problemas de saúde, que se podem revelar por exemplo no excesso de fadiga e segundo um estudo do Natural Hydration Council, no Reino Unido, milhões de pessoas acabam numa consulta médica com este mal.

Dizem os responsáveis pelo estudo que é “surpreendentemente comum” as pessoas irem ao médico sem perceberem que estão desidratadas. Uma análise feita a 300 consultas de medicina geral mostra que um em cinco doentes vão ao médico com sintomas como cansaço geral porque não bebem água suficiente e desconhecem a quantidade ideal de água a beber.

“Muitos dos meus doentes não bebem líquidos suficientes todos os dias e acham que apenas estão desidratados se sentirem sede”, relata um dos médicos envolvidos no estudo. Além do cansaço geral, os sintomas de falta de água incluem dores de cabeça e falta de concentração.

As autoridades de saúde recomendam que as mulheres bebam 1.6 litros de água por dia (equivalente a oito copos de água) e os homens 2 litros (10 copos).