Trata-o Como se fosse a tua loja pessoal

Acabaram-se o suores frios e o correr desenfreado para esconder ou impedir que os teus convidados vejam o teu armário e bagunça que há dentro dele. Tens de mudar de uma vez a forma de pensar e deixar de usar esse espaço tão importante ao teu dia-a-dia, como se fosse um despejo onde atiras as coisas lá para dentro. Pergunta-te o que um armário organizado pode fazer por ti: se estiver organizado rapidamente detectas os pontos fracos e fortes do teu estilo, facilitando as tuas futuras compras de roupa; facilita a tarefa diária de escolher a roupa a levar para o trabalho e não tens de correr tudo á procura daqueles sapatos que já não vês há meses. Já para não falar que a bagunça é propícia a que a roupa esteja sempre amarrotada, logo tens de a passar duas vezes. Pensa que, quer seja uma divisão da casa ou um pequeno armário no fundo do quarto é a tua loja privada e tem de estar arrumada.

Há alturas em que tens de dizer adeus 

Todos nós já comprámos nem que seja apenas uma peça de roupa que nos ficou optimamente na loja, mas chegamos a casa experimentamos e não gostamos de ver, parecia outra totalmente diferente. São estas que acabas por dizer, “deve ser da minha cabeça, ou da roupa com que estou a conjugar”. Pois é, se esperaste seis meses e não arranjaste maneira de te gostares de ver com ela, não vale a pena ocupares o armário com esta. Todas essas peças que tens acumuladas no armário, que gostas delas mas não as usas, por muito que custe, mesmo aquela tua primeira t-shirt da Nike, o melhor e desfazeres-te dela. Se não usas estão a ocupar espaço no teu armário, as novas podes sempre tentar vende-las a amigos ou conhecidos, a internet é um bom meio, as outras podes sempre dar a quem mais precisa.

the-master-bedroom-closet-design-master-bedroom-design-ideas-600x640

Consegue um pouco de espaço extra

O segredo para a roupa caber no armário, de forma arrumada, é dobrá-la bem. O ideal é pendurar em cabides as calças, camisas e casacos, esses são difíceis de manter dobrados, devido a amarrotarem com mais facilidade e ficarem todos vincados. Mas os milhões de t-shirts e calções que tens, se os dobrares após passares a ferro, cabem milhões num espaço pequeno. No caso de já teres mais roupa do que espaço no armário, podes sempre adquirir aquelas barras horizontais só para pendurados.

Tem á mão as tuas ferramentas de trabalho

Da mesma forma que não guardas o computador na gaveta da cozinha, os utensílios que possam ser necessários para te vestires devem ficar perto da área onde o fazes. Isto é, a calçadeira, a escova ou rolo de tirar pêlos da roupa, ou mesmo o ferro e a tábua de engomar, devem estar á mão quando te vais vestir, para que não andes a fazer caminhadas pela casa, á procura de cada um destes artigos, na hora de te vestires para ires trabalhar. Numa palavra: Organização.

img_35181

Alguém viu as minhas chaves de casa?

És daqueles que anda sempre a perder as chaves, o relógio, a carteira…? Parece que sim e quando os encontras estão no armário, dentro dos bolsos de uma calças ou calções que usaste no dia anterior. Solução: coloca um pequeno cesto, prato, ou bandeja, na tua mesa do quarto em que colocas as tuas coisas pessoais antes de despir.

Os sapatos e gravatas

A ideia de guardar os sapatos que andam no chão, no meio de tantos germes e lixo, juntamente com a roupa lavada no armário, não parece muito agradável. Assim, ou arranjas um armário que tenha umas gavetas fundas onde arrumas só o calçado, de forma organizada e sem os estragares, ou umas prateleiras em que os disponhas da mesma forma, ou então, arranja um baú, ou caixa só para calçado e organiza-os sola com sola, sem estragar a forma dos sapatos.

Já as gravatas que são muito delicadas e facilmente se amarrotam, não têm de ficar penduras nas costas da cadeira, nem tens de gastar dinheiro com um porta gravatas, se as colocares num cabide comum elas ficam no armário direitas, sem amarrotarem. Não esqueças de as colocar perto das camisas pois, á partida usas com estas e fica mais fácil de as teres á mão.

Põe em prática

O melhor conselho que alguém te pode dar sobre como manter o teu armário organizado é que pares de pedir conselhos e comeces a organizá-lo. Assim que o começares a fazer vais logo perceber tudo aquilo que te falamos aqui e a forma como tu queres que as tuas coisas estejam organizadas, á tua maneira e prontas para o teu dia-a-dia.

Se até te identificas com o que te estamos a dizer, mas tens aquela preguiça básica, pensa assim, vou tirar tudo o que tenho e organizar o meu armário, para ver aquilo que já não quero e que me pode render algum kumbo. De certeza que vai valer o esforço, vais ficar com tudo organizado, a miúda  vai ficar surpreendida e se venderes algo, ainda a consegues levar a jantar. Pensa nisso.