Uma actualização na aplicação de saúde (Health) da Apple, irá permitir aos utilizadores controlar a sua vida sexual, mas especialistas dizem que este recurso de controlo por si só, tem pouco valor para a saúde das pessoas.

Pelo contrário, o controlo da actividade sexual somente importa quando integrada com outras medidas, como a data do último período menstrual da mulher,  para que este controlo se torne útil, dizem os entendidos.

O recurso de controlo de actividade sexual será incluído como parte de uma nova secção designada “saúde reprodutiva” no aplicativo Health Kit da Apple, que estará disponível com a atualização do iOS 9. Os utilizadores poderão registar o dia e a hora em que têm sexo e quando usaram protecção.

Muitos médicos e especialistas não estão muito de acordo e dizem que o simples registar da actividade sexual, por si só, não tem grande vantagem. Muitos chegaram a comentar que se ao menos desse para colocar o nome das parceiras com quem se teve relação sexual, pelo menos daria para rastrear com quem esteve, em caso de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

saude

Contudo, Vitoria Jennings, directora do Instituto da Saúde Reprodutiva da Universidade de Georgetown diz que pode ser potencialmente útil, dependendo de do objectivo para o qual as pessoas necessitam da aplicação e em que contexto a utilizam. Por exemplo, a aplicação pode de facto ser útil para um casal que queira engravidar ou evitar a gravidez.

O Kit Health da Apple permitirá aos utilizadores controlarem medidas importantes na saúde reprodutora, estes incluem: ciclo menstrual, ovulação, atividade sexual, qualidade do muco cervical e temperatura basal corporal (o rastreio destes factores auxiliam a mulher a saber a altura ideal para conseguir engravidar).

Mas se estas informações se mantiveram separadas — como acontecerá na aplicação Health, em que cada gráfico aparecerá em separado — fica difícil para o utilizador comparar  a informação toda junta, para que seja significativa.

Assim, com a actualização que a Apple fez na app Health podes controlar a melhor altura para teres relações sexuais com a tua parceira ou quando o deves evitar, para que não a engravides. Contudo, esperamos que esta atualização tenha sucesso, que seja de facto útil para o dia-a-dia dos casais e que no futuro a Apple nos surpreenda com medidas essenciais á prevenção de DSTs.