NBA: Golden State Warriors Campeões, 40 anos depois

Como destaca o site oficial da NBA, abre-se uma “Golden Age” (Era dos Golden), depois destes terem conquistado na madrugada de terça feira o campeonato, contra os Cleveland.

Os Warriors conquistaram o título ao sexto jogo da final, em casa do adversário. Começaram melhor, mas os Cleveland não foram a jogo para perder e acreditavam ainda na vitória, acabando na frente do segundo período. Ao intervalo, apenas um ponto separava as duas equipas. O terceiro período foi decisivo, onde a força dos Cleveland não foi suficiente para a garra dos Warriors e estes passaram para afrente com uma vantagem de 10 pontos. Final do jogo e os Warriors vencem o por 105-97. Os campeões, Golden State Warriors, conquistam o seu quarto título, 40 anos depois (1947, 1956,1975 e 2015).

Os adeptos dos Cavaliers estavam confiantes na vitória ou pelo menos na conquista do MVP pelo James LeBron, mas saiu tudo o lado. André Iguodala, dos Warriors, foi eleito o MVP dos play-off (25 pontos, 8 assistências e 5 ressaltos),  sendo que LeBron esteve novamente enorme, com 32 pontos, mas o seu esforço não foi suficiente para levar a equipa á vitória.

O lutador dos Cleveland, que perdeu a sua quarta final em seis disputadas, acaba por dizer no final do jogo que, “para sofrer desta forma, talvez mais valha não passar aos play-off.”

Dados desta final que ficam para história: As 83 vitórias da época dos Warriors confirmam o terceiro melhor registo da história da NBA, só superado em duas épocas pelos Bulls de Michael Jordan; Desde 1990/1991 que uma equipa não era campeã só com jogadores sem experiência em finais; Iguodala é o primeiro MVP da competição sem ter feito qualquer jogo das finais como titular.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.