Já começou a primeira edição do Festival de Banda Desenhada de Benguela, que tem como principal objectivo a divulgação da expressão artística dos jovens da província, no Jardim do Mercado Heróis de Moncada, na cidade das Acácias Rubras.

O evento conta com 30 cartoonistas, 15 profissionais e 15 amadores, incluíndo alunos de escolas de ensino primário e secundário, com destaque para os estudantes da Paróquia de Santo Estevão.

De Luanda, participam os já firmados no mercado Nelson Paim, Armando Pulu e Nelson Tumbula.

Esta actividade representa para os jovens locais uma oportunidade para se projectarem para outros encontros de maior envergadura como o Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, realizado em Luanda.

Segundo Álvaro Sampaio, membro da comissão organizadora do evento, o Festival de Banda Desenhada de Benguela pode e deve incentivar, ainda mais, a juventude a criar o gosto pela arte do desenho, em particular, e pela cultura angolana, em geral.

O encontro, referiu, é também uma importante ferramenta de divulgação dos trabalhos do recém-criado movimento dos artistas criativos de Benguela.

O programa do festival inclui, entre outros atractivos, sessão de venda e assinatura de autógrafos do livro “A Caricatura”, de Nelson Paim, workshop sobre desenhos livres, desenho de cartoons e caricaturas ao vivo, bem como debate sobre a banda desenhada na província de Benguela.

BANTUMEN c/Angop