Debora Almeida é uma dos 20 finalistas apurados para participar na última etapa da Odisseia Ranger da Ford, a acontecer de 23 de Julho a 3 de Agosto, no norte da Namíbia.

Quatro dias intensos, repletos de acção, avaliação e formação no Boot Camp, realizados na pequena cidade de Karoo, em Prince Albert, entre 18 e 21 Junho, levaram à selecção dos 20 melhores concorrentes para a Odisseia Ranger 2015.

Um total de 38 concorrentes participaram no Boot Camp, tendo sido escolhidos entre milhares de inscrições efectuadas para a aventura 4×4. O grupo foi composto por 29 sul-africanos, juntamente com quatro participantes da Nigéria, dois de Moçambique e da Costa do Marfim, e um de Angola.

Deborah Almeida, de 29 anos, a única angolana a concorrer, ficou apurada no Boot Camp e representará o país no evento final.

Deborah é farmacêutica e possui uma vasta experiência em ralis, tendo competido em várias provas desde 2012, como os campeonatos de rally em Angola,  entre outras. “A última prova foi muito difícil, acabei em oito horas, num clima muito frio, com a travessia difícil de rios, num Buggy 4×2. Toda a minha família está envolvida com carros e automobilismo e estou ansiosa para partilhar alguns dos conhecimentos que adquiri no Boot Camp com eles “, referiu a concorrente.

Desde a escalada de bancos de areia, a subidas e descidas rochosas desafiadoras, os trilhos eram apertados e técnicos. Aprender como é feita a recuperação de veículos é fundamental antes de embarcar em qualquer expedição 4×4 – e em particular nas rotas difíceis e remotas previstas para este ano na Odisseia Ranger 2015, no extremo norte ocidental da Namíbia. Os instrutores Ford levaram os participantes a operar guinchos com um jack de alta elevação usando ascensores e cordas de recuperação para libertar um veículo encalhado.

A avaliação final do Boot Camp foi composta por uma entrevista com o júri, instrutores da Ford, a tripulação, meios de comunicação e um representante da Ford África do Sul. Ao longo da aventura, os participantes foram pontuados e avaliados diariamente em variados aspectos, incluindo atitude geral e interacção com o grupo, compreensão de elementos práticos e teóricos de condução 4×4, capacidade de comunicação e liderança, bem como comportamento geral.