Qualquer altura é boa para treinar. Mas se tens problemas de sono, a altura em que te exercitas pode ser a causa, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade Estatal de Appalachian.

No estudo, pessoas que se levantavam às 7 horas para fazer exercício, sentiam sono mais rapidamente do que aquelas que simplesmente não o faziam, ou aquelas que treinavam à tarde ou à noite. Mas, aqueles que levantavam “ferros “logo às 7h, não só dormiam a noite toda melhor do que os não praticantes, como também dormiam melhor do que aqueles que apenas se levantavam cedo.

running

Isto sugere que, se tens problemas em adormecer, exercícios matinais talvez sejam a tua melhor aposta. Mas, se tens dificuldades em manter o sono, então treinares à noite talvez seja o teu caminho.

Se treinares de manhã, estás provavelmente a altear um pouco o teu ciclo de sono, para te levantares cedo e adequares o treino á tua rotina. Isso, juntamente com o queimar de calorias mais cedo no dia, pode ajudar-te a que, á noite, caías na terra dos sonhos mais cedo.

Mid adult man exercising in the gym with weights

Mas se treinares à noite, o aumento do calor corporal devido ao levantamento de pesos, pode relaxar os teus músculos, criando um efeito termal, similar a um banho quente. E isso, juntamente com a fadiga muscular pode ajudar-te a dormir mais profundamente e a não acordares várias vezes a meio da noite.

Se tens problemas em adormecer, experimenta estas dicas para que te sintas melhor e consigas acordar menos cansado. Dormir bem e as horas suficientes é essencial para uma vida saudável, é tão importante quanto ter uma alimentação saudável e fazer exercício.