Sabias que a gordura visceral — aquela que se encontra à volta dos orgãos — duplica o risco de morte, mesmo que não estejas com excesso de peso? E que esta também aumenta as chances de diabetes, cancro e doenças cardíacas? Pois, é verdade.

Felizmente é (relativamente) simples mudar. Por cada 5% da gordura total do corpo que queimas, estás a eliminar 15% de gordura visceral.  Assim, estejas onde estiveres, segue estas dicas para começares a tratar da tua saúde.

Queima esse pneu no ginásio

O primeiro passo para desarmar esta bomba-relógio de gordura abdominal é intensa. Em vez de longas corridas ou elevações, crava o teu ritmo cardíaco com esforço intenso e descansos curtos (HIIT), uma pesquisa da Universidade da Virginia mostrou que os treinos HIIT são os mais efectivos  para acabar com a gordura.

Mantém o trabalho em casa

Aprimora as sessões de treino, concentra-te em exercícios mais curtos, com mais intensidade e prepara o teu corpo para manter a gordura em movimento — visceral ou outra — eleva o teu metabolismo mesmo entre sessões. Estes movimentos podem trazer uma perda de cerca de 2 kg extra, a cada mês.

Faz pequenas mudanças para grandes vitórias 

Esquece as dietas, não funcionam — pelo menos, não em longos períodos, de acordo com pesquisas da UCLA, que mostraram que dois terços de pessoas que estavam em dieta eram mais pesados do que quando tinham começado, há 5 anos. O exercício é a melhor forma de perderes gordura, claro que tens de aliar uma alimentação saudável e equilibrada, mas sem dietas loucas.

Ignora os alimentos dietéticos 

Não te deixes enganar pelos produtos mágicos dietético dos supermercados. Eles aparentam não ter ou ter baixas taxas de gordura, mas exageram em açúcares e sal para que sejam mais saborosos, o que irá saciar-te, mas significa picos de glicose no sangue. A gordura não te torna gordo, ela também é necessária para o teu organismo, mas como em tudo, tem de ser em equilíbrio — mas o açúcar sim, torna-te gordo.

Cuida do corpo por igual

Independentemente do que mais te incomode no teu corpo, quer seja a barriga de cerveja ou as pernas gordas, o teu corpo queima gordura de onde quer que ela esteja disponível. Assim, o melhor que tens a fazer é exercitar o teu corpo por completo, queima as gorduras acumuladas em todo o corpo e acelera o teu metabolismo.

Conhece o teu inimigo

Não há nenhuma solução rápida para a perder gordura que não envolva anestesia. Estas dicas que te deixamos aqui são eficientes a longo prazo e saudáveis, ajudam-te a planeares as metas que queres atingir, mas tens de por de lado os donuts. Fica atento e informa-te sobre as doenças coronárias (de acumulação de depósitos de gordura), para teres uma força extra na hora de treinares.