Estes miúdos não são apenas bons, são brilhantes. Um grupo de adolescentes inventou um preservativo que muda de cor quando entra em contacto com doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O preservativo tem o nome de S.T.EYE e foi o vencedor da categoria de saúde no TeenTech Awards em Londres, que é uma competição anual com o objectivo de inspirar jovens entre os 11 e os 16 anos a realizarem “o seu verdadeiro potencial e as verdadeiras oportunidades disponíveis no mercado de trabalho contemporâneo STEM.”

The-S.T.EYE-is-a-condom-with-an-inbuilt-indication-that-changes-colour-when-in-contact-with-STIs.-Allows-people-to-take-action-in-privacy-without-the-embarrassment-or-invasiveness-of-a-Dr-visit

S.T.EYE possui teoricamente moléculas na sua composição, que brilham quando em contato com diferentes agentes patogénicos. O preservativo brilhará verde para  Clamídia, amarelo para Herpes, roxo para Papiloma Vírus Humano (HPV) e azul para Sífilis. Pensa-se que se está a trabalhar também na cor vermelha para ser associada a outro agente patogénico.

Os inventores dizem que: “Criamos o S.T.EYE como uma nova forma de detectar DTS, para ajudar no futuro das novas gerações.” “Queríamos fazer algo que detectasse as DST nocivas, da forma mais segura de sempre, de modo a que as pessoas pudessem tomar uma medida imediata na privacidade do seu lar, sem os procedimentos assustadores dos médicos.” — dizem ao Daily Mail. E acrescentam: “Temos certeza que somos capazes de dar um pouco de paz de espirito aos utilizadores e garantir que as pessoas podem ser ainda mais responsáveis do que nunca.”

condoms_3351691b

Foi dada á equipa $1500 USD para o S.T.EYE e será apresentado com o seu prémio no Buckingham Palace, mais tarde, este ano. Embora esta invenção seja um conceito brilhante para adolescentes é um protótipo que tem de ser, ainda, muito trabalhado. Existem alguns obstáculos importantes a corrigir como: Quais DSTs detectará? O preservativo vai detectar o utente ou o parceiro, e se ambos tiverem?

Neste período até á apresentação, serão feitos todos estes melhoramentos e testados de acordo com os regulamentos.

Estes são os cientistas e génios do futuro não achas?