Existem aplicações para smartphones que podem ajudar-te a controlar alguns hábitos saudáveis, como quanto exercício fazes e o número de passos que deste por dia. Mas, como podes controlar os hábitos não saudáveis, como quanto vinho já bebeste? Pois, agora tens uma aplicação para isto também.

Desenvolvida por médicos na Singapura, o Alcohol Tracker é uma aplicação de smartphone que permite aos usuários, inserirem quantas bebidas tomaram por dia. Se o usuário beber mais do que a quantidade máxima de álcool recomendada por certas organizações mundiais, então a aplicação envia uma notificação avisando de que o limite recomendado está a ser excedido.

A aplicação tem como objectivo ajudar os consumidores a gerirem melhor a ingestão de álcool, dizem os investigadores. Ela foi desenvolvida para contrabalançar o uso de outras aplicações como “Let’s Get Wasted!” que é usada como jogos interactivos para beber e promovem as bebedeiras.

Man with wine glass
Man with wine glass

A aplicação Alcohol Tracker acompanha os hábitos de beber de uma pessoa, diária e semanalmente. Isto significa que os utilizadores irão receber notificações se se excederem na Sexta-Feira, como na Segunda ou Terça se ultrapassarem a dosagem máxima semanal.

Os utilizadores só têm de inserir quantas cervejas, copos de vinho ou shots beberam, a aplicação faz o resto. Tendo em conta que cada bebida tem diferentes quantidades de álcool, a aplicação converte cada bebida num determinado número de unidade de álcool, baseado em guias estabelecidos por organizações e institutos de saúde mundiais.

A maioria dos guias de consumo de álcool recomendam limites diferentes para homens e mulheres.

Para além de ajudar os utilizadores a monitorar a ingestão de álcool, a nova aplicação possui também links para recursos que podem ajudar os consumidores de álcool a abrandarem o consumo, como o número de telefone de uma linha de ajuda para alcoólicos.  Os desenvolvedores da aplicação criaram também diversas ferramentas com o intuito de ajudar os consumidores a limitar o seu consumo de álcool, incluindo um questionário que ajuda as pessoas a determinar o risco de abuso do álcool.

E tu? O que pensas em relação a esta aplicação? Será mesmo útil? Tu usarias? Deixa a tua opinião nos comentários.