Cansado? Irritado? Os jeans estão mais justos do que costumavam ser? A tu a nova personalidade pode muito provavelmente ser um sintoma de Síndrome de Deficiência de Testosterona (SDT). Muitos homens sofrem de hipogonadismo — onde os testículos produzem um invulgar baixo nível de testosterona, ou secam completamente.

Quais são os sintomas?

O SDT afecta o coração da masculinidade. “Normalmente, os sintomas são a perda da libido, disfunção eréctil, fadiga, depressão, ansiedade, perda da sensação de bem estar e o declínio das funções cognitivas,” explica o Dr. Cristopher Parry da Clínica WellMan, que trata os homens com deficiência de testosterona.

Apesar da estreita ligação entre a SDT e a disfunção eréctil, se as tuas dificuldades em manter a atenção aparecem após estares preso, é algo embaraçoso com que tens de te preocupar. Se tens dificuldade em ter erecção ou apetite sexual, deves procurar um médico e falar dessa condição. Principalmente a partir dos 30, pois a partir desta altura os níveis de testosterona tendem a baixar cerca de 1% a cada ano, mas isso não significa que afecte a tua libido, é uma condição natural.

screen-shot-2013-04-23-at-6-08-56-pm

Como consegues tratamento?

Se estás com a sensação de que os teus níveis de testosterona possam estar em baixo, procura um médico, não sites enganosos da internet. Se um teste sanguíneo indicar um défice, então o teu médico irá prescrever-te algo, gel ou injecção para impulsionar os teus níveis. Se optares pelas milagrosas receitas da internet, poderás acabar por comprar ou fazer algo que prejudique definitivamente a tua saúde ou comprar algo que seja ilegal (como injecções hormonais).

Podes preveni-lo?

Os teus níveis hormonais podem ter uma melhora se seguires alguns passos. “Aumentar o exercício e reduzir a obesidade mostrou elevar a testosterona”, explica um médico especialista. “Quantas mais células de gordura tiveres, mais testosterona é absorvida por elas.” Abandona essa barriga que está cheia de consumidores de testosterona e verás um aumento desta hormona onde é necessária, em 30 minutos de exercício verás um impulso na tua masculinidade. Ao exercício junta uma alimentação saudável e equilibrada para teres resultados mais eficazes e em menos tempo.