Pela primeira vez, a NBA “desce” ao continente africano para um jogo inédito: africanos (ou filhos de africanos) contra jogadores de outros países, a acontecer no próximo dia 1 de Agosto, em Joanesburgo, África do Sul.

Este jogo é uma extensão do projecto Basquetebol sem Fronteiras, que na sua 13ª edição traz os jogadores da liga norte-americana até ao nosso continente e cujo intuito é contribuir para o crescimento da modalidade e em acções de cariz sociais.

Luol Deng, nascido no Sudão do Sul e atleta do Miami Heats, será o capitão da equipa África, que também conta com Al-Farouq Aminu (Portland Trail Blazers), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Nicolas Batum (Charlotte Hornets), Bismack Biyombo (Toronto Raptors), Boris Diaw (San Antonio Spurs), Gorgui Dieng (Minnesota Timberwolves), Festus Ezeli (Golden State Warriors), Luc Mbah a Moute (Sacramento Kings) e Serge Ibaka (Oklahoma City Thunder), que não joga por causa de uma lesão. O técnico será o cinco vezes campeão da NBA, Gregg Popovich.

Cinco vezes Campeão da NBA, Gregg Popovich irá treinar a equipa de África, tendo o Treinador de NBA do Ano, Mike Budenholzer, do Atlanta Hawks, e o treinador assistente do Oklahoma City Thunder, Monty Williams, como assistentes. O Director Geral do Brooklyn Nets, Billy King, e o Director Geral do Toronto Raptors, Masai Ujiri, serão os Directores Gerais da Equipa de África, com Eric Waters (Washington Wizards) como preparador físico da equipa.

Com Lionel Hollins, do Brooklyn Nets, à frente da equipa World (mundo), a lista de jogadores conta com: Bradley Beal (Washington Wizards), Kenneth Faried (Denver Nuggets), Marc Gasol (Memphis Grizzlies), Pau Gasol (Chicago Bulls), Jeff Green (Memphis Grizzlies), Marcus Smart (Boston Celtics), Evan Turner (Boston Celtics) e Nikola Vucevic (Orlando Magic). Presidente da Associação de Atletas, Chris Paul, do Los Angeles Clippers, será o capitão.

“Estou muito ansioso para representar a equipa World neste primeiro jogo da NBA na África. Será a minha primeira visita ao continente e mal posso esperar para colaborar com o crescimento do jogo dentro e fora de campo”, comentou o atleta dos Clippers.

O jogo será transmitido em directo e em exclusivo pela SuperSport, a partir das 13h30m (hora de Luanda), nos canais SS Máximo e SS6. No mesmo dia haverá reposição às 18h30 nos canais SSMáximo e SS7.