Saberes alguns truques para seres mais simpático no trabalho, pode ser uma mais-valia para seres um bom profissional. Afinal, um bom ambiente de trabalho e funcionários bem dispostos, contribui para uma maior produtividade.

A falta de tempo é uma característica cada vez mais comum no mundo laboral. O stress das tarefas que têm de ser cumpridas a tempo, a concorrência do mercado e a exigência das funções, tornam a comunicação cada vez menos pessoal no local de trabalho, sendo que os mails passaram a ser as ferramentas de comunicação. Vamos tentar contrariar isto!

Na realidade, quer seja num escritório, num banco, num laboratório ou numa loja, as relações laborais, são cada vez mais, estritamente profissionais. É um facto que nas horas laborais é assim que tem de ser, mas com conta, peso e medida. Os profissionais são pessoas, não máquinas, os relacionamentos, devem reflecti-lo.

swedish-business-culture-coffee-break

Toda a gente quer trabalhar num ambiente amigável, de confiança e afecto, só isto fará com que uma equipa de trabalho tenha um bom ambiente e consiga os melhores resultados, uma equipa tem de confiar e sentir segurança nas pessoas com quem trabalha e tal só acontece se nos conhecermos minimamente bem, se formos simpáticos e profissionais ao mesmo tempo.

Partilha com os teus colegas 

Se leste um artigo engraçado que te deixou bem disposto, não guardes só para ti, partilha com os teus colegas de trabalho, de modo a que todos tenham um motivo para estarem alegres e conversarem na vossa pausa. Atenção aos conteúdos que partilhas, apenas coisas que se possa ver ou partilhar no trabalho.

Almoça com os colegas de trabalho

Na hora de refeição, uma boa maneira de ser simpático e de conheceres melhor as pessoas com quem trabalhas, é almoçarem juntos. Se for num emprego em que trabalham por turnos, só nestas alturas das refeições é que tens oportunidade de conhecer um pouco melhor os teus colegas, de descomprimirem do stress laboral e falarem das coisas comuns do dia-a-dia, do que gostam ou desgostam.

team-work

Mostra-te interessado

Antes de entrar ao serviço, naqueles momentos em que estão a preparar as coisas, ou naquele momento do café, antes de começarem a trabalhar, pergunta se a família está bem, como foi o jantar da noite passada, ou outros assuntos que tenham falado nos dias anteriores. Isto mostra que és uma pessoa interessada,  preocupada e que deste atenção aquilo que os teus colegas falaram, sem dúvida que vão pensar que és simpático.

A pausa para o café/lanche 

A meio da manha, ou da tarde, há sempre aquela quebra de energia em que nos apetece um café, ou um doce ou até uma água/sumo gelados. Quando fores fazer a tua pausa, pergunta se algum colega quer que tragas algo. Pode ser que eles estejam mais atarefados do que tu, no momento, e vai ser um gesto que não só será apreciado por todos, por seres gentil, como será útil, pois o colega conseguirá organizar melhor o tempo. O clima de entreajuda é fundamental para resultados positivos numa empresa.2020

Elogios e agradecimentos

Hoje em dia as pessoas esquecem de agradecer e valorizar. Sempre que se justifique, agradece o auxilio que te prestam, ninguém nasce ensinado, se um colega te deu umas dicas para trabalhares melhor e seres melhor no que fazes, agradece-lhe, fá-lo saber que apreciaste a sua atitude. Isto irá fazer com que sempre que necessário vocês se entreajudem e melhorem o vosso trabalho, a empresa cresce com este tipo de atitudes. Se pensas que um colega teu fez um excelente trabalho, diz-lhe, não precisas de grandes discursos, apenas dizer, quando se justifique, que ele fez um bom trabalho, ele irá gostar da tua atitude e no futuro, será o primeiro a te elogiar quando estiveres bem.