O alarme toca e é sempre o mesmo pesadelo. Enquanto um olho permanece fechado, o outro procura pelo despertador, leva a mão, que parece pesar toneladas, até ao dispositivo, desliga-o e volta a fechar o olho. Passam, cinco minutos, passam dez… E pronto, está tudo encaminhado para começar mal o dia. Levanta-se num sobressalto, lava os dentes em três segundos, vestir é uma maratona e tempo para comer qualquer coisa é quase impensável.

Pode parecer missão impossível, mas acredite, acordar bem, dando tempo ao seu corpo para despertar, vai melhorar bastante a produtividade do resto do dia.

1 – A primeira coisa a fazer é esquecer o hábito de atrasar o despertador depois do primeiro toque. Dormir para voltar a acordar minutos depois, bruscamente, provoca um choque de cansaço, causando aquela sensação de tontura quando levantamos da cama. Uma boa ajuda será colocar o telemóvel a uma boa distância, para que seja obrigado a levantar-se para desligar o alarme.

2 – Não consulte as notificações do telemóvel. Pega no telemóvel para desligar o alarme e… cinco email por novos, 10 notificações do Facebook, 15 mensagens no WhatsApp… É demasiada informação para o seu cérebro recém-acordado. O que vai acontecer é aumentar os níveis de stress logo pela manhã e o seu cérebro precisa de alguma paz para ter tempo de pensar em toda a agitação que terá o seu dia.

3 – Espreguice-se. Estique os braços e as pernas, role na cama e deixe o seu corpo desfrutar desses curtos minutos de prazer, que vão indicar ao seu corpo que está na hora de levantar.

4 – Tome banho e coma com calma. Nada de correrias, faça cada actividade no seu tempo, com tranquilidade.

5 – Beba água. Depois de várias horas a dormir o seu corpo vai exigir hidratação. Um copo de água mesmo antes do “mata-bixo” vai ajudar a renovar a sua disposição.

6 – Planeie o seu dia. Este item não precisa de ser definido de manhã. Por exemplo, no dia anterior faço um plano das suas tarefas mais importantes e um horário para as concluir. Não precisa encher a sua agenda com tarefas que sabe que não terá tempo de concretizar. Escolha as que sabe que terá tempo para tratar. Vai ajudar a que tenha mais controlo sobre o seu tempo útil e diminuir os níveis de stress matutinos porque sabe que os seus horários já estão devidamente organizados.