1.Treinar melhora o cérebro
Na manhã a seguir a uma noite animada, agarra os teus ténis. Apenas 30 minutos de corrida rápida, reverte os danos que o álcool faz no cérebro, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Colorado, EUA.

2. Os suplementos
Os teus suplementos pré-treino bombeiam o teu cérebro, assim como os teus bíceps. Consumir estes suplementos ajudam afixar os neurotransmissores no teu cérebro, o que se traduz num maior poder cerebral, diz a Universidade da Pensilvânia.

3. Vai pelo verde
Troca a tua visão de prédios, betão, por campos floridos, para afastar a depressão. A Universidade Exeter descobriu que procurar áreas verdes para passear e descontrair leva a um melhoramento da saúde mental, enquanto nas áreas urbanas o efeito é o oposto. Se conseguires altera o teu caminho para casa, de modo a passares por mais espaços verdes, vais ver que chegas a casa mais relaxado.

4.  Diminuição da pressão
A subida da pressão arterial é tão má para a tua mente como para o teu coração, provocando lesões cerebrais que causam a demência. O que podes fazer: lancha uma mão cheia de nozes todos os dias para reduzir as moléculas que são prejudiciais.

5. Dá descanso
Sentes-te como se tivesses feito oito rounds com um pugilista após uma noite de insónia? Mesmo após uma noite de privação de sono há libertação de substâncias químicas também associadas a serem atingidas pelo crânio, de acordo com o investigador Christian Benedict.

memoria

6. Delicia-te
Come uns pedaços de chocolate com elevada percentagem de cacau todos os dias, para reparar o fluxo dos vasos sanguíneos no cérebro e manter a tua mente afiada com a idade. Os flavonóides do cacau e proteínas do leite promovem a fixação de mega-bev no cérebro.

7. Endurecer
Armas fortes tornam uma mente forte. Um estudo feito nos USA descobriu que os músculos fracos estavam ligados a elevados riscos de demência, enquanto que os 10% dos participantes mais fortes tinham menos dois terços de probabilidade de contrair Alzheimer.

8. Heavy metal 
A não ser que o teu médico te receite, não tomes suplementos de ferro. Os homens não precisam destes suplementos como as mulheres. A acumulação de ferro por longos períodos está associada ao elevado risco de contrair Alzheimer. Opta por frango em vez de carne vermelha para abrandar esta acumulação.

9. Exercita
O aumento de frequência cardíaca que sentes quando o teu chefe entra na sala e para perto da tua mesa, pode ser benéfico. As hormonas de stress estão ligadas ao inicio tardio de Alzheimer, de acordo com um estudo da Universidade de Temple.

raiva-controle

10. Controla a raiva
Explosões de raiva triplicam o risco de AVC durante 2 horas, por isso, quando sentires que te vais exaltar, conta até 10 e expira por mais tempo do que inspiras. E tira todos os objectos perigosos de cima da tua mesa.