Uma camisa que caia bem é, muitas vezes, o papel protagonista na tua indumentária. Como todas as marcas a criarem de forma diferente, encontrar a camisa com o corte e forma ideal que assentem no teu corpo, é tudo menos fácil. Desde as slim-fit, ás camisas longas, ás de corte para fato ou de corte largo, a tua escolha diz mais sobre ti do que  qualquer outra peça de vestuário, então, tu queres um corte e ajuste de camisa que faça a sua justiça.

Para te ajudar a causar a impressão que queres, nós preparamos um guia simples com todas as medidas necessárias para uma camisa perfeita. Embora nada seja melhor do que experimentar, com as compras on-line dá jeito saber que medias escolher.

Coisas a ter em mente 

O jugo (o espaço na parte superior das costas) deve esticar de um ombro para o outro, sem qualquer saliência (a menos que queiras parecer deliberadamente desleixado). As mangas devem permitir movimentos amplos dos braços, e ainda permanecerem num comprimento onde o punho não vá muito acima do pulso, quando estenderes os braços para a frente. Por fim, a região do colarinho deve suportar os movimentos fáceis do pescoço, mas nunca deixes mais de dois dedos de espaço entre a camisa e a garganta — uma camisa com muito espaçamento de colarinho vai fazer-te parecer que vestiste a camisa do teu pai.

Quando fizeres as medições a seguir, usa uma camisa que já tenhas e que te assente da maneira que queres e gostas. Se não tens uma, usa uma camisa que tenhas em casa e faz os ajustes diferentes e necessários, para que meças uma camisa que desejas.

Colarinho 

How-To-Measure-A-Shirt-01

Com uma camisa totalmente desabotoada e coloca-a numa superfície plana com a frente para cima, mede desde a casa do botão, de um lado, até ao lado oposto, onde encontras o botão.

2. Jugo

How-To-Measure-A-Shirt-02

Agora com a camisa totalmente abotoada e de costas para cima, mede a parte de cima, de um ombro ao outro.

3. Peito

How-To-Measure-A-Shirt-03

De novo, com a camisa totalmente abotoada, desta vezes com a frente para cima, mantém as mangas abertas e mede debaixo dos braços, de uma ponta á outra. Em seguida duplica essa medição.

4. Cintura

How-To-Measure-A-Shirt-04

Com a parte da frente para a camisa para cima, localiza a parte mais estreita da camisa entre a parte debaixo dos braços e o fim da camisa, e mede de um lado outro.

5. Abertura

How-To-Measure-A-Shirt-05

Mede desde a parte da costura da esquerda á direita na abertura inferior da camisa.

6. Comprimento

How-To-Measure-A-Shirt-07

Coloca a fita métrica no topo de um ombro e mede até á parte de baixo da camisa.

7. Manga

How-To-Measure-A-Shirt-06

De novo, desde o início da costura que marca o ombro mede até ao fim do punho.

Uma vez que tens as medidas gravadas, recomendamos-te que as escrevas em algum lugar, para uma referência fácil quando fores ás compras (quer num bloco de notas ou smartphone). Desse modo, quando comprares on-line, já sabes quais sãos as tuas medidas e o formato ideal para ti. Estarás também preparado para qualquer tipo de tamanhos, independentemente da marca — desde os normais S, M, L , aos 1, 2, 3, 4 Italianos ou os imprevisíveis sistemas numéricos Japoneses.