Um gráfico informativo que retrata o que acontece no teu corpo depois de beberes uma coca-cola tornou-se viral, mas especialistas de saúde dizem que algumas das informações são um pouco exageradas.

Além disso, embora os refrigerantes não sejam certamente a escolha alimentar mais saudável, beber uma bebida açucarada de vez em quando, não nos torna necessariamente pessoas menos saudáveis, a qualidade geral da alimentação é que é importante, dizem os especialistas.

tumblr_nq3lq3i5Qi1r49l3lo1_540

O gráfico informativo, que aprece no blog Renegade Pharmacist, mostra com detalhe sete alterações que ocorrem no corpo durante a primeira hora, após teres ingerido uma coca-cola, incluindo os efeitos de ingerir 39 gramas de açúcar. A informação contida no gráfico foi retirada de um artigo de 2010, no website blisstree.com.

No seu conjunto, a ciência apresentada no gráfico é bastante precisa, disse Dana Hunnes, nutricionista sénior do Centro Médico UCLA Ronald Reagan.
Contudo alguma linguagem é exagerada. Por exemplo, o gráfico diz que nos primeiros 20 minutos após beber um refrigerante, “os picos de açúcar no sangue, causam uma explosão de insulina. O teu fígado responde a isto tornando qualquer açúcar que consiga obter, em gordura.”

tumblr_nnkwbwjhpI1r49l3lo1_540

Mas os efeitos de beber estas quantidades de açúcar variam, quer a pessoa esteja activa ou inativa e quer tenha se alimentado ou não, dizem os especialistas.

O que acontece depois de consumir uma bebida como esta depende muito da necessidade que o corpo tem de energia e o que tu fazes após o consumo, explicam os especialistas. Se fores activo após beber um refrigerante, este tipo de efeitos têm chances pouco significativas de acontecer.

Sempre que consumires grandes quantidades de açúcar, o teu pâncreas responde secretando insulina, uma hormona que ajuda o açúcar a entrar nas células. A insulina irá sinalizar o fígado, músculos e células de gordura no corpo para que estas recolham o açúcar do sangue, de modo a baixar os níveis deste, no sangue.

tumblr_nrqut2q8T41r49l3lo1_500

Mas se não necessitas de energia e bebes um refrigerante, o fígado e os músculos, irão armazenar glicose (açúcar) na forma de glicogénio. Apenas quando o armazenamento de glicose está “completo”, é que o corpo armazena glicose em gordura.
Dizer que o açúcar se torna automaticamente em gordura é um exagero. Se estiveres bem nutrido e as calorias são todas extra, o teu corpo não necessita delas, então sim, o teu corpo pode armazená-las como gordura. Mas se o teu corpo poder usar essas calorias como energia, então tu não vais necessariamente armazená-las, imediatamente, como gordura.

Além disso, o gráfico diz que após 45 minutos, “o teu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do teu cérebro. Isto é, fisicamente, a mesma forma como a heroína funciona.” Heather Mangieri, da Academy of Nutrition and Dietetics, diz que a dopamina é também libertada em resposta a outras recompensas que são geralmente vistas positivamente, como ouvir musica clássica ou praticar sexo.

O gráfico também descreve os efeitos negativos da cafeína, mas estes não são únicos dos refrigerantes. “quaisquer comidas/bebidas com cafeína ou outros estimulantes irão dilatar as tuas pupilas, aumentar a pressão sanguínea e aumentar a glicose que se encontra temporariamente no sangue.” diz Julie Kennel, uma assistente clinica e dietista na Universidade de Ohio, “esta é a típica resposta de ‘luta ou fuga’.”
Além do mais, uma única lata de coca-cola, contém 39 miligramas de cafeína, menos 100 mg de cafeína do que numa caneca de café.

tumblr_nlbbyfdmRR1r49l3lo1_1280

O gráfico diz ainda que o ácido fosfórico no refrigerante promove a perda de nutrientes através da urina, incluindo cálcio, que é importante para os dentes e os ossos. Mangieri diz que existe uma ligação entre o consumo elevado de refrigerante e um risco de aumento de fraturas, mas isso pode ser porque as pessoas que bebem muitos refrigerantes, podem também beber menos leite. O ácido fosfórico é também encontrado naturalmente noutros alimentos como carne, entre outros produtos diários.

Ainda existem muitas razões para evitar beber muitos refrigerantes. Estas bebidas não têm valor nutricional, não fazem um bom trabalho em manter-te cheio e podem substituir alguns alimentos saudáveis como leite. Existem muito melhores formas de obteres as tuas calorias, do que consumires 39 gramas de açúcar numa bebida.