A 30 de Setembro de 2014 Terry Myerson, director da Windows, deu a conhecer o nome oficial do novo sistema operativo da Microsoft: Windows 10.

Anunciada pela companhia como, “a melhor plataforma jamais desenhada”, o Windows 10  foi lançado com muitas melhorias: mais familiar, fácil de usar e útil de formas inesperadas.

Para poderes desfrutar de todas as novas características deste novo sistema operativo, primeiro deves saber que se recomenda tomar uma serie de medidas para poder receber esta atualização gratuita: deves ter uma licença legal do Windows 7, 8 e 8.1 e ainda teres-te registado e reservado na aplicação Get Winndows 10. Para encontrares a aplicação, clica no pequeno ícone da Windows localizado no canto inferior direito, na barra de tarefas.

Faz um clique em “Reservar a actualização gratuita”, na janela da aplicação, escreve o teu correio electrónico, se desejas uma confirmação da reserva, e será descarregue assim que estiver disponível.

Um velho conhecido

O Windows 10 é familiar, fácil de usar e tem muitas semelhanças com o Windows 7, especialmente pelo regresso do menu “Iniciar”. Permite-te trabalhar em diferentes dispositivos, organizar melhor as tuas fotos e informações e permite-te ser mais produtivo. Além disso, inicia-se e reinicia rápido, tem mais segurança integrada e desenhou-se para funcionar com um software e hardware que já tens. Se usaste Windows nos últimos anos, reconhecerás um velho amigo, mas super renovado.

“Queremos que todos esses utilizadores do Windows 7 sintam que até ontem estavam a dirigir uma primeira geração Prius… e que agora com o Windows 10 sintam que estão com um Tesla. Não tem nada de novo aqui para aprender. Dá-te a familiaridade do Windows 7 com alguns elementos do Windows 8”, promete o Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft.

Relativamente ao desenho, aos ícones, cores, fundos e ecrãs de bloqueio, verás luzes coloridas e frescas.

É fácil de manejar  

As nova funções que se acrescentaram seguem o design de um smartphone, onde com apenas o deslizar do dedo moves o ecrã para cima e para baixo (no caso dos portáteis de ecrã táctil), abrir-te-á menus de acesso rápido. Por exemplo, agrega-se ao novo Centro de Ação, onde vão aparecer todas as notificações e os ajustes rápidos, assim como atualizações de aplicações, ajuste do brilho de ecrã, entre outras funções.

Também poderás escrever ou teclar directamente sobre a página e compartilhar com quem tu queiras. Se necessitas de trabalhar com muitos programas ao mesmo tempo, poderás criar novas áreas de trabalho (virtuais) para manter a ordem, alternar entre aplicações e ver até quatro páginas ao mesmo tempo. Os Live Tiles mostram-te atualizações instantâneas via streaming e poderás eliminá-las se assim desejares.

É um assunto pessoal

Com o Windows 10 poderás mover, organizar e mudar o tamanho das janelas para que tenhas um menu Iniciar como tu gostas.

A integração de Cortana para encontrar e fazer coisas em linha com maior velocidade, é uma das ferramentas mais esperadas. Este assistente virtual que responde a comandos de voz, vai ajudar-te a encontrar aplicações e informação útil sobre o teu PC.

Além disso, com o Windows Hello, tu serás literalmente a palavra-passe, pois esta função identifica o teu rosto e permite o acesso apenas a ti. Nada de escrever palavras-passe. É segura, cómoda e amável, pois dá-te as boas vindas com um saudação.

Smartphones pendentes

A actualização do Windows 10 apenas está disponível para PC, portáteis e alguns tablets, de momento.

A Microsoft concentrou-se no lançamento para PC e não há data determinada de quando chegará a versão para os smartphones. Contudo, ocorrerá este ano.