Não é um grande exagero dizer que a maioria das pessoas na Terra tem um par de jeans, em alguma altura da sua vida. A maioria delas tem mais do que um. Dito isto, se encontrares um único par que te caia mesmo bem, tu podes não precisar de comprar outras. Pelo menos, não até essas se estragarem.

Um par de jeans que vista bem pode ser o mais trabalhoso e mais poderoso artigo do teu armário mas, encontrar um pode ser mais fácil de dizer do que encontrar. Embora nada seja melhor do que experimentar um par do teu tamanho, numa loja, nem toda a gente tem acesso a uma marca de primeira classe de jeans. Para além das lojas, tens sempre a internet onde encontras todo um mundo de peças de roupa e marcas, mas vai com calma — há muito mais num par confortável de jeans do que saber o tamanho correto.

Mostramos-te as medidas relevantes de que precisas quando queres comprar um par de jeans, o melhor é usares um par que tenhas em casa e gostes, como referência.

 1.Cintura

How-To-Measure-Denim-02

Primeiro, garante que a calça que estas a medir está totalmente abotoada ou com fecho apertado e deitada sobre uma supercilie uniforme. Propriamente alinhada, com o cós traseiro e frontal alinhados e mede da esquerda para a direita. Para saber a medida da cintura, multiplica simplesmente por 2.

2. Gancho

How-To-Measure-Denim-06

Coloca o inicio da fita métrica no gancho da calça e mede até á extremidade da calça, na vertical.

3. Largura de perna

How-To-Measure-Denim-03

De novo, coloca a fita métrica no gancho da calça e mede até á extremidade oposta, mas na horizontal.

4. Joelhos

How-To-Measure-Denim-01

Desde o gancho, mede 5,12 cm para baixo, na vertical. Deste ponto, mede a largura desde a extremidade interior da perna até á extremidade oposta.

5. Cintura frontal

How-To-Measure-Denim-04

Com as calças de frente para cima, começa por medir do gancho para cima, terminando na parte superior do cós.

6. Cintura traseira

How-To-Measure-Denim-07

Desta vez, mede as calças com a frente para baixo, desde o gancho até á parte superior do cós.

7. Bainha

How-To-Measure-Denim-05

Com a parte frontal e traseira de bainhas niveladas uniformemente, coloca a fita métrica ao longo da parte inferior da bainha e mede de um lado ao outro.

Após teres todas estas medidas gravadas, irás achar muito mais fácil encontrar o tipo de jeans que te assentam na perfeição — ou encontrar um estilo que te assente melhor do que aquelas que tu tens. Lembra-te que a maioria dos jeans hoje em dia, sofrem sanforização (o que significa que passam por um tratamento antes da compra, para evitar o encolhimento), fica atento pois há sempre tendência para que as calças alarguem um pouco com o uso prolongado.