O mau hálito tresanda, mas o que podes de facto fazer para tratar isso? Mascar pastilha? Comer um rebuçado? Estas estratégias oferecem alguns benefícios, mas elas são de curto período. E escovar os dentes? Muito Importante, claro, mas não tão eficaz como um tratamento, de acordo com um revisão cientifica feita por investigadores Brasileiros. Precisas de uma estratégia completa.

Então comecemos pela causa raiz do mau hálito: compostos sulfurados voláteis (CSV). Embora eles soem como fumos, nós emitimo-los pela boca, os cientistas dizem que estes substratos são o que tipicamente leva á halitose.

Pensa-se que os compostos sulfurados voláteis surgem de interacções de bactérias da cavidade oral, que ocorrem em condições como doenças das gengivas, infecções e em buracos e fendas nos dentes. Mas a língua é o verdadeiro problema, diz um artigo do Jornal de Periodontologia Clinica. Acontece que, a sua grande área de superfície — com todas as pequenas fendas e ranhuras  permite abrigar muitos microorganismos que levam aos CSVs.

55_the-bad-breath-bandit

Limpeza da Língua

Isto ajuda a romper e remover as bactérias que criam os CSV e levam á redução do odor. Tu podes fazer isto, simplesmente através de escovar a tua língua, mas para uma melhor abordagem, o ideal é raspar a língua de trás para a frente com um raspador de língua plástico, hoje em dia até já existem escovas de dentes que na parte de trás da escova têm um raspador de língua.

Quando escovas a tua língua com uma pequena escova de dentes, tu podes estar apenas a mover as bactérias mal cheirosas para diferentes sítios da tua língua. Mas a maior área de superfície e formato plano de um raspador de língua, permite-te eliminar mais bactérias para fora da tua boca quando as rapares para a frente, dizem os especialistas.

De acordo com um estudo, pessoas que usem o raspador de língua reduzem os CSVs em cerca de 42%, comparado com os 33% daqueles que escovam a língua. Além disso, os efeitos da raspagem duram mais tempo

Escovar os dentes e passar fio dentário, 2 vezes por dia 

Tu irás remover pequenas partículas de comida fina e microorganismos que podem levar aos CSV. Se não usas fio dentário, experimenta usar desta vez, passa o fio e depois cheira-o. Cheira mal? Tu provavelmente já descobriste um terreno fértil para as bactérias não saudáveis — e esperemos que seja uma motivação para passares a usar fio dentário. Mantém em mente que a gengivite e periodontite podem levar aos CVS e ao mau hálito, então um check up dentário é uma prioridade. Pesquisas ligam também doenças das gengivas a problemas cardiovasculares. Então, cuida do coração com um bom regime oral.

bad-breath

Boca Bem Hidratada  

Quando sentes a boca seca, células mortas na tua língua, gengivas e interior das bochechas podem acumular-se. Sem saliva suficiente para as afastar, as bactérias irão começar a alimentar-se destas células mortas e multiplicar-se. Isto produz um  monte de moléculas sulfuradas que desencadeiam o mau hálito.

Se sentes frequentemente que tens a boca seca, experimenta uma lavagem com algum líquido especifico (informa-te de quais numa farmácia). Se de facto estás com mau hálito e não tens nada á mão para higienizar a boca, bochecha simplesmente com água limpa. O simples bochechar com água ajuda a eliminar algumas das bactérias mal cheirosas.