Não é tão pouco comum quanto isso, se encontrar num local onde a rede da sua operadora telefónica não funciona como gostaria. Há pelo menos três app’s que, mesmo nessas condições, permite-lhe enviar mensagens.

100114digitsfirechat_1280x720

Firechat
Em setembro, em apenas 24 horas 100 mil pessoas baixaram a app, da empresa americana Open Garden, na China. Tinham encontrado na ferramenta uma maneira de se comunicarem, quando o Instagram havia sido bloqueado e muito mais mensagens que o habitual eram censuradas no “Twitter chinês” Sina Weibo.

screen1024x1024

MeshMe
Esta app utiliza a mesma tecnologia do Firechat, e daí vem o seu nome: mesh networking (comunicação em rede).

É igual ao Firechat e serve para se comunicar quando a rede está sobrecarregada ou quando existe censura nas redes sociais.

tennn

goTenna
Esta não é uma aplicação que possa ser baixada no telefone, mas um acessório para telemóveis que faz às vezes de antena.

É um produto de uma start-up de Nova York com o mesmo nome. A “antena” é uma barra de bolso com uma corrente para ser presa à mochila ou ao cinto.

Como os apps anteriores, o goTenna permite uma comunicação ponto a ponto, mas os usuários dos aparelhos precisam ter o acessório.