Disponível desde quinta-feira, a build 13A4325c (parte do software contendo um conjunto de recursos que poderão integrar o produto final) já conta com algumas queixas em fóruns e blogs online, apontando melhorias mas também problemas, sobretudo na gestão das ligações de dados, avança o TeK.

A nova versão beta do sistema operativo traz novos wallpapers, melhorias no teclado, interface renovado do Carplay, mudanças no interface da Sir e o assistente de ligação Wi-Fi. A ligação Wi-Fi é a implementação que mais tem tido preocupações por parte dos utilizadores porque o sistema pode mudar para a ligação de dados móveis automaticamente sempre que a rede Wi-Fi está lenta, o que pode levar ao consumo acelerado do plano de dados.

A maioria dos telemóveis funciona de forma inversa: sempre que há uma rede Wi-Fi acessível os sistemas deixam de usar a ligação de dados móveis, que traz custos e tem tráfego limitado. Mas agora lógica muda no iOS, o que pode tornar-se complicado para quem não tiver atenção e possuir um plano de dados limitado, refere a publicação online.

Entre as novidades com melhor acolhimento está a grande colecção de wallpapers que é instalada – removendo os antigos – e a adição da função shuffle all no Apple Music.

A nova versão do iOS deverá ser lançada no próximo mês.