Quantos de nós já não trocaram mensagens mais picantes com alguém? Mesmo que por vezes seja arriscado ou mal visto, há agora um estudo que diz ser uma prática com vários benefícios para os casais (há benefícios para tudo!).

No estudo, 870 pessoas, dos 18 aos 82 anos, preencheram um questionário online sobre sms’s sexuais (ou sexting), que se definem como o envio ou recepção de mensagens de texto com conteúdo explicito sexual ou fotografias, normalmente com um telemóvel.

No geral, 88% dos participantes disseram que já tinham trocado este tipo de sms pelo menos com uma pessoa, em toda a sua vida. Cerca de 74% disse que tinham praticado o sexting quando estavam comprometidos numa relação e 43% disse ter praticado numa relação casual. Apenas 12% disseram ter trocado sms’s picantes com alguém, enquanto traiam o parceiro(a).

o-MAN-TEXTING-facebook

O que mais? As sms sexuais parecem ter alguns benefícios: as pessoas que o fazem com mais frequência apresentam maiores níveis de satisfação sexual, concluiu o estudo.

Estudos mais recentes sobre o sexting focaram-se no risco desta prática mas, “se o sexting fosse apenas perigoso, não seria tão popular” disse a investigadora Emily Stasko, doutorada em psicologia clínica na Universidade de Filadélfia, na Pensilvânia. “Nós propusemo-nos a olhar para um comportamento que pode ser bom ou mau.”

 

Uma melhor compreensão do papel do sexting numa relação pode “ajudar as pessoas a desenvolver o tipo de relacionamento que elas querem”, diz Stasko.

052714-celebs-vegas-guys-girls-texting-text-cell-phone-man.jpg

Os investigadores descobriram também entre as pessoas do estudo que estavam em relações muito longas, mas que disseram que as suas sexting eram “indesejadas”, ou seja, eles comprometeram-se a realizar a prática, mas realmente não o queriam fazer, o sexting estava ligado com menores níveis de satisfação com o relacionamento.

Nestes casos, não é claro se o sexting afecta a relação ou se as pessoas o praticam numa tentativa de melhorar relações que já estão problemáticas, diz Stasko.