É incontestável que a internet se tornou o maior meio de divulgação e promoção musical. Ao contrário do que se passava há uns anos, quando para se fazer sucesso era necessário ter vários “padrinhos na cozinha”,  actualmente qualquer rapper pode aparecer e divulgar o seu trabalho de modo independente, através da Internet.

Mas o ponto a abordar é: O que os nossos artistas fazem de errado nas suas promoções e quando é que se devem considerar celebridades?

Anunciar o título e a data de lançamento sem ter o projecto terminado é um dos maiores erros que os artistas cometem. O título e a data de lançamento não podem ser revelados sem que o projecto esteja fechado ou pelo menos quase concluído.

negro_bwe_frontcover2 (FILEminimizer)Artistas como Negro Bwé, Extremo Signo, Double S, Francis e outros, vêm anunciando há anos o lançamento de projectos que até hoje nunca saíram e alguns rappers avançam datas de lançamentos de projectos que falham sempre. Ou quando finalmente chega o dia de lançamento acabam por ser um fracasso. Os fãs cansaram-se de esperar.

Os artistas dedicam tudo à música, tanto emocionalmente, fisicamente e economicamente, mas esquecem-se de desenvolver um plano de marketing e acabam fracassados.

O artista deve divulgar as músicas muito antes do álbum sair para venda, divulgar as músicas promocionais meses antes do lançamento é a melhor forma de vender mais, alargar a base de fãs, ter a atenção dos ouvintes, deixar estes entusiasmados e animados para que comprem o projecto assim que sair. Realizar um show de apresentação, lançar vídeos de músicas promocionais, passar as músicas nas rádios, blogs, entrevistas e todos os outros meios possíveis de interacção com os fãs. E não esquecer de dar exclusividade a radialistas e bloggers, afim de alargar a base de propaganda do trabalho.

celebridades

Quanto a popularidade ou reconhecimento do título celebridade: É celebridade apenas aquele que sai à rua e logo é reconhecido pela população. Não basta ter likes no Facebook, não basta apenas fazer buzz na net, não abasta apenas pegar no microfone e “cuspir”.

fred-allen-1949Segundo o comediante Fred Allen, celebridade é uma pessoa que trabalha duro a vida inteira para se tornar conhecida e depois passa a usar óculos escuros para não ser reconhecida. Enquanto o dicionário define celebridade como alguém que fez algo célebre, uma pessoa amplamente conhecida, aclamada e honrada.

São vários rappers no nosso mercado que podem sim ser intitulados como “celebridades”, nomes como Big Nelo, NGA e o seu elenco “Força Suprema”, Kid Mc, MCK, Dji Tafinha, Cage One, J.D, Eva Rap Diva entre outros, têm fama e atenção do público nos meios de comunicação. Por isso são chamados para protagonizar campanhas publicitárias. As empresas usam a fama dessas celebridades para ajudar a promover o produto ou serviço, pois a imagem deles vende. O resto… é conversa e muito trabalho de casa por fazer.

Por de Lukau A. Lusueki - Fundador do blog Rap Kuia