A diabetes tipo-1 é genética e manifesta-se quando se é jovem. Mas a diabetes tipo-2 tende a começar o seu “ataque” durante a idade adulta, já que é a obesidade, ao invés do seu DNA, que é na maioria das vezes o culpado. 

Com o expandir das sociedades, é por isso que este tipo de diabetes conta com cerca de 90% de doentes adultos. O aumento repentino nos casos de diabetes tipo-2 é devido a um rápido envelhecimento da população, excessiva ingestão de grande quantidade de fast-food e uma corrida de alta-tensão. E tal está a matar-nos.

A diabetes pode causar doenças cardiovasculares, manifestar a longo prazo falências renais, comprometer a visão e em alguns casos mais extremos, a amputação de membros. Mas não é tudo desgraça e tristeza: com algumas mudanças de estilo de vida, o risco de contrair a diabetes tipo-2 pode ser bastante reduzida. Mostramos-te algumas das alterações saudáveis que deves ter para reduzir a probabilidade do desenvolvimento da doença.

tumblr_nt2x4aHmBI1rdi992o1_1280

Azeite
Investigadores da Universidade of Jaen descobriram uma dieta rica em azeite que previne a diabetes, reduzindo os níveis de glucose e triglicéridos no sangue. Através da diminuição do colesterol, o azeite também previne uma série de doenças que são comuns em pacientes diabéticos, como doenças cardíacas.

Exercício
A perda muscular natural que ocorre como parte do processo de envelhecimento, na verdade, contribui para a resistência á insulina, que é um percursor para a diabetes e leva a piques de açúcar no sangue. Não só as tuas armas estão a ser carregadas com energias pós-ginásio, após fazeres exercício, tu estás também a manter o teu coração saudável e a prevenir o desgaste muscular. Isso é peso fora.

sugar-cubes

Surpresas doces
Se pensas que o teu biscoito/chocolate do lanche é inocente, estás enganado, é um lobo com pele de carneiro. Adoçante de milho, xarope de milho, destorce, frutos, açúcar invertido, maltose, xarope de malte, melaço e sacarose, são todos aditivos que lançam picos de açúcar e sobem os níveis de insulina rapidamente, pressionando todos os botões errados no teu corpo. Presta atenção e garante que o petisco que escolheste para o lanche não ultrapassa os níveis de açúcar desejados.

Comprimidos fora
Ignora o conselho de que uma aspirina por dia para afastar a diabetes, como sugerem jovem pesquisas, é uma precaução falsa. Pesquisadores que trabalham com a Swedish Diabetes Registry descobriram que não havia associação entre o uso de aspirina e efeitos benéficos em pacientes com diabetes, mas descobriram que pode realmente aumentar o risco de doença cardíaca coronária com a toma diária de um comprimido. Até novas evidências serem descobertas, o melhor é deitar os comprimidos fora.

Stress
Pesquisas da American Diabetes Association estão ligadas á hormona de stress cortisol — que encoraja o teu corpo a libertar a glicose e aumentar a insulina — e diabetes tipo-2. Quanto mais estressado estás, mais cortisol é bombeado para o teu corpo através das tuas glândulas adernais e maior o risco de desenvolver a doença. Relaxa e queima algumas calorias regularmente para manter os níveis de cortisol.tumblr_ntaruk8aZ31ud5wpyo1_500

Café
De acordo com estudos publicados na Archive of Internal Medicine, a tua manhã também pode fornecer uma injecção de prevenção de diabetes. Mascar grãos de café diminui os riscos até 10% — contando que não estejas a devorar uma daquelas bebidas de café granizadas, cheias de xaropes. Mantém-te pelo o café simples, sem açúcar, para poupares dinheiro e a tua saúde.

Chocolate
O teu chocolate preferido está empacotado de açúcar, mas um quadrado de chocolate escuro pode reduzir o estrago. Um estudo do The Lancet mostrou que o chocolate escuro é rico em flavonóides, antioxidantes que lutam contra doenças cardiovasculares e diabetes. Também contém quatro vezes a catequina que elimina a gordura e colesterol, como o chá. Consume com moderação.