A norte-americana Ford acaba de apresentar os oito novos modelos de carros que em breve vão estar à venda nos mercados africanos.

Focus RS

focus rs

O novo Ford Focus RS estreia-se na África do Sul em 2016. Este carro de estrada com desempenho acima da média é o pioneiro da inovação Ford Performance All-Wheel Drive (Tracção Integral), proporcionando uma capacidade de curva em velocidade líder na classe, promovendo um enorme prazer de condução. O Focus RS introduz tecnologias de desempenho avançadas, e é equipado com modos de condução seleccionáveis – modo de derrapagem (primeiro no sector) e controlo de lançamento. Com um motor EcoBoost de 2.3 litros, com uma prestação de 257kW e um binário de 440Nm, possui também o mais poderoso sistema de travagem Ford RS.

Ranger

ford Ranger

A nova Ranger, mais resistente e mais inteligente, uma combinação incomparável de capacidade de robustez, conforto e tecnologia avançada.

Apresentando um novo visual, com uma frente mais aerodinâmica, e um  novo interior com mais estilo, inteligente e funcional, a nova Ranger foi desenvolvida sobre uma reputação de capacidade, inovação e conforto que tem ajudado a que se mantenha distante das tradicionais carrinhas pickup. Apresenta também um conjunto de novas tecnologias de vanguarda que permite novas e melhores soluções práticas para os desafios de todos os dias.

A energia, capacidade de carga útil e de reboque da nova Ranger foram possíveis graças aos poderosos motores que são agora mais eficientes – quer sejam os automáticos de seis velocidades como os de transmissão manual. Todos os motores disponíveis proporcionam aos condutores uma excelente combinação de energia e eficiência em todas as condições e ajudam a reforçar o compromisso de condução divertida da Ford.

Novo Everest

everest

Com um design arrojado, tecnologia avançada, enorme capacidade fora de estrada e em estrada, e um interior refinado para até sete passageiros. Com uma concepção robusta e sofisticada que reflecte a sua inabalável robustez e capacidade técnica, o novo Everest combina robustez, funcionalidades inteligentes e estilo para trazer aos consumidores um SUV resistente e versátil com uma verdadeira capacidade fora de estrada.

Sendo um dos SUV mais robustos do seu segmento, o Everest tem uma estrutura que assegura a força de torção necessária para terrenos desafiantes. Em conjunto com um sistema inteligente de condução de tracção às quatro rodas, uma caixa de transferência on Demand (Rotação a Pedido), Terrain Management System (Sistema de Adaptação ao Terreno e a distância ao solo na classe de 225mm) e capacidade para andar na água até 800mm, o Everest ajuda os condutores a circular com facilidade em terrenos difíceis.

O novo Ford Everest é um dos SUV mais avançados tecnologicamente fora de estrada, e apresenta o sistema SYNC 2, Curve Control (Controlo em Curva) e Blind Spot Information System (BLIS) (Sistema de Detecção de Ângulo Morto) com Cross Traffic Alert (Alerta de Tráfego Cruzado), Roll Stability Control (Controlo de Estabilidade da Inclinação), Electronic Stability Programme (Programa Electrónico de Estabilidade) e Active Park Assist (Assistência Activa no Estacionamento).

Tal como a Ranger, o novo Everest chegará aos concessionários em África durante o 4º trimestre deste ano.

Mustang

mustang

Depois de ter sido lançado em Angola, o tão aguardado Ford Mustang está prestes a ser lançado na versão com volante à direita nos mercados da África Subsariana. O elegante Mustang Cabriolet foi apresentado no evento Go Further Africa 2015, com o sofisticado Fastback previsto no ano passado. Equipado com tecnologias inovadoras e com elevados níveis de desempenho e estilo, o novo Mustang é o próximo capítulo na vida de um dos carros mais icónicos do mundo.

Com 320kW de binário, o modelo fastback de 5.0-litros V8 com transmissão manual de seis velocidades vai doa 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos – tornando-o um dos mais rápido da Ford.

O novo motor de 228 Kw 2.3 EcoBoost do Mustang tem injecção directa, temporização dupla variável e turbocompressor para proporcionar todo o desempenho funcional através de uma vasta gama de RPM. Um colector de admissão e carcaça de turbocompressor únicos permitem-lhe o desempenho que os condutores do Mustang esperam com um tempo de aceleração dos 0-100Km de 5,8 segundos.

Novo Figo

figo

O novo Ford Figo, programado para os mercados da África do Sul e da África Subsariana no quarto trimestre de 2015, está destinado a ser um carro compacto campeão ao oferecer níveis de estilo sem precedentes, tecnologias inteligentes inovadoras e níveis elevados de segurança, embora mantendo a reputação consagrada do Figo de excelente eficiência de combustível e valor global. Combina um estilo contemporâneo, uma nova gama global das tecnologias que estabelecem a tendência da Ford, bem como uma cabina moderna e acolhedora que oferece mais espaço e segurança melhorada.

Pela primeira vez o Figo estará disponível em dois estilos de carroçaria: o hatchback de cinco portas e o novo sedan de quatro portas, apresentado no Go Further. Apresenta características inovadoras que impressionarão os compradores adeptos das tecnologias, inclui um novo dispositivo de estação de acoplamento que serve como ponto de conexão do condutor ao mundo da mobilidade, o sistema  SYNC® da Ford integrado de multimédia e conectividade, Bluetooth com Activação por Voz e a função programável MyKey.

B-MAX

1249152261231

O novo Ford B-MA apresenta um design único, excelente economia de combustível e tecnologia de carro pequeno sem rival, estando entre os mais avançados carros compactos do mercado.

Baseado na plataforma global B-car da Ford – partilhada com o Fiesta – o B-MAX apresenta a visão da empresa para um veículo compacto refinado multi actividade (MAV), combinando espaço e versatilidade dentro de um exterior inteligente e elegante.

O Sistema Easy Access Door (Portas de Acesso Fácil) Ford do B-MAX proporciona entrada e saída sem obstruções com portas dianteiras articuladas e portas traseiras de correr que integram os pilares estruturais centrais, em vez de fazerem parte da própria carroçaria.

Quando ambas as portas da frente e traseiras estão abertas existe um acesso excepcional ao interior com uma abertura evidente e significativa com 1,5 metros de largura. O sistema flexível dos bancos apresenta bancos traseiros que podem ser rebatidos 60/40 com um mecanismo simples “uma mão, um movimento”.

O novo modelo consegue também uma excepcional economia de combustível e está entre as emissões de CO2 mais baixas. Esta linha tem o motor a gasolina EcoBoost da Ford de 1.0 litro, o “International Engine of the Year” (Motor Internacional do Ano) de 2012, 2013 e 2014 que proporciona economia de combustível e reduz as emissões de CO2.

O inovador novo B-MAX oferece uma vasta gama das últimas tecnologias inteligentes da Ford, incluindo o sistema SYNC®, sistema de conectividade em carro activado por voz da Ford e Active City Stop (Travagem Activa em Cidade).

Novo Edge

Ford Edge

Estará disponível em mercados seleccionados da África Subsariana em 2016.

Com um motor EcoBoost de 2.0 litros, desenvolvido para proporcionar uma mistura equilibrada de economia e desempenho de combustível, estará também disponível um motor de aspiração natural 3.5 litros V6. Um modelo Desportivo único contará com o mais avançado da Ford EcoBoost – 2.7 litros V6 bem como com rodas padrão de 21 polegadas.

A tecnologia inteligente melhora a eficiência do Edge: o sistema Auto Start-Stop ajuda na economia de combustível, desligando o motor quando este não é necessário; as entradas de ar na frente dirigem o ar ao longo das laterais do veículo, criando uma “cortina de ar” para permitir mais eficiência aerodinâmica a grandes velocidades.

O Edge estará disponível com tecnologia de câmara frontal para ajudar os condutores a verem melhor em determinadas condições, o Active Park Assist (Assistência Activa no Estacionamento) para ajudar o estacionamento perpendicular ou paralelo em locais apertados e novos cintos de segurança traseiros insufláveis.

Interceptador da Polícia Ford Explorer

ford explorer

O Interceptador da Polícia Ford Explorer – o veículo para aplicação da lei mais vendido nos Estados Unidos – foi apresentado pela primeira vez no Go Further Africa 2015.

A Ford é o primeiro fabricante a trazer este modelo inovador para o mercado numa resposta directa à opinião dos clientes e ao contributo do Conselho Consultivo da Polícia da Ford nos EUA. Vem com um motor de 3.7 litros V6.

A estrutura monobloco do Interceptador da Polícia Utility é baseada no SUV Ford Explorer, mas apresenta aço boro no pilar-A e um tubo de aço hidro formado, de elevada resistência que acompanha toda a largura do veículo para melhorar a rigidez estrutural.

Com montagem de motores de longa duração, montagem de subestrutura reforçada e cubos e rolamentos únicos equipados com molas de grandes diâmetros.para a suspensão, bem como protecções à prova de bala instaladas de fábrica nas portas do condutor e do passageiro para protecção adicional contra tiroteio.