Foi esta quinta-feira, 28 de Agosto, no Mónaco, que decorreu a cerimónia do sorteio da fase de grupos da Champions League.

Os clubes foram distribuídos em 4 potes, sendo que no primeiro se encontravam os campeões das 8 ligas presentes na Champions, os restantes clubes foram distribuídos pelos potes, consoante os seus coeficientes e nenhum clube do mesmo país podia calhar no mesmo grupo.

A abertura da cerimónia fez uma breve homenagem ao FC Barcelona que conseguiu o seu 5º título da Champions e embora não seja o que possui o maior número de taças, foi aquele que as conquistou nos dois últimos anos. As grandes estrelas que passaram por este clube foram alguns dos convidados para participarem no sorteio, entre eles, Carles Puyol e Éric Abidal.

Assim, o sorteio ditou os seguintes grupos:

Grupo da liga dos campeões

Neste sorteio sairam também as primeiras datas dos primeiros jogos dos grupos, ficam aqui as datas da primeira jornada:

• Primeira jornada
Terça-feira, 15 de Setembro
Grupo A: Paris Saint-Germain-Malmö, Real Madrid-Shakhtar Donetsk
Grupo B: Wolfsburg-CSKA Moskva, PSV Eindhoven-Manchester United
Grupo C: Galatasaray-Atlético Madrid, Benfica-Astana
Grupo D: Manchester City-Juventus, Sevilla-Borussia Mönchengladbach
Quarta-feira, 16 de Setembro
Grupo E: Bayer Leverkusen-BATE Borisov, AS Roma-Barcelona
Grupo F: Dinamo Zagreb-Arsenal, Olympiacos-Bayern München
Grupo G: Dynamo Kyiv-FC Porto, Chelsea-Maccabi Tel-Aviv
Grupo H: Valencia-Zenit, Gent-Olympique Lyonnais

Nesta cerimónia Lionel Messi recebeu o trofeu do Melhor Jogador da EUFA, na Europa, pela segunda vez, pelas mãos do Presidente da UEFA Michel Platini. Messi terminou a feita á frente de Cristiano Ronaldo e do seu colega de equipa Luis Soárez, numa votação em directo, levada a cabo junto de 54 jornalistas que escolheram, através de um sistema electrónico, o seu favorito de entre os 3 finalistas.

Leo Messi