O homem de hoje põe um esforço diabólico para se sentir indispensável (e incansável), assim como levar uma agenda hiper-ambiciosa (que inclui trabalhar toda noite num projecto e mesmo assim sair e fazer exercício antes que amanheça, sem descuidar a vida social, para a qual “a hora feliz” pode converter-se numa noite de cocktails, se for necessário), isto faz parte da nova “normalidade”.

Paradoxalmente, os homens estão a sofrer, hoje mais do que nunca, as consequências dessa vida sem limites. De acordo com o Better Sleep Council (uma organização sem fins lucrativos, patrocinada pela indústria de chocolates dos EUA), um em cada cinco homens relatam sentir-se constantemente cansados e uns 42% diz que prefere dormir do que ter relações sexuais. E isto não é o pior: o risco de depressão é sete vezes maior para aquelas pessoas que experimentam uma sensação de cansaço frequente (nem os jovens se salvam). E tendo em conta que a nossa maioria não está em posição de poder largar o escritório e dizer que não vai trabalhar porque está severamente esgotado, é o momento de refletir sobre este tema de vigor físico.

Algo importante que temos para te dizer é que a tua “dieta sã”, pode estar repleta de erros que contribuem para acabar com a tua energia. Ficam aqui os mais frequentes:

1º Erro_17977

Começas o teu dia com um copo de sumo. Esse copo de sumo de laranja que bebes todas as manhãs é rico em glicose (açúcares), isto quer dizer que quase não contém fibras, gorduras ou proteínas, que permitam atrasar a absorção de açucares, assim, dentro de mais ou menos uma hora, estás a sentir-te cansado e sem combustível. “É melhor que se coma fruta fresca”, recomenda Chris Melody, o professor de Ciências da Alimentação e Nutrição Humana, da Universidade Estatal do Colorado.

2º Erro

slide_371156_4288756_free

Consomes alimentos baixos em gordura. De acordo com uma série de estudos que se fizeram na Finlândia, consumir muito poucos ácidos gordos monoinsaturados, pode provocar uma diminuição radical dos teus níveis de testosterona (portanto, da tua capacidade de levantar e sair para conseguires o que queres). Em cada refeição acrescenta um pouco de gordura saudável: azeite, salmão, amêndoas, aveia ou abacate, estes ajudam a manter os níveis de energia ao longo do dia, de forma saudável.

3º Erro

o-BROWN-EGGS-VS-WHITE-EGGS-facebook

És vegetariano? Se não comes Vitamina B12 (que se encontra maioritariamente presente em alimentos de origem animal, como em ovos, leite e amêijoas), estás em risco de desenvolver anemia, que como imaginas tira-te toda a tua energia.

4º Erro

paleolitica-2

Segues a “dieta paleolítica” (rica em carne)? Sem hidratos de carbono, os teus níveis de glicose (principal fonte de energia) vão diminuir. Quem o diz é Dr. Paul Arciero, director do Laboratório de Nutrição Humana e Metabolismo de Skidmore College. Como os grãos não são permitidos na “paleodieta”, substitui-os com frutas e legumes baixos em glicose: vegetais de folhas verdes, batata doce e frutas, por exemplo.

5º Erro

copo

Bebes um bom copo antes de dormir. O álcool é um depressor do sistema nervoso, assim, ele faz-te sentir sonolento, mas se tomas demasiado, a fase REM do sono vê-se alterada e em consequência, terás um sono tranquilo. “A quantidade que contribui para afectar a capacidade de dormir depende de cada pessoa, mas um copo antes de dormir, está bem”, diz o Dr. Quan.