Os drones continuam a conquistar os céus, os amantes de tecnologia e aviação, aspirantes a pilotos e inclusive as companhas como a da Amazon.

No entanto e devido à sua ascendente popularidade, continua a ser um aparelho que ainda não tem um status massivo. Por essa razão, a empresa XCraft desenvolveu um protótipo que pretende aproximar estes aparelhos aéreos aos utilizadores através do seu próprio smartphone.

A ideia é bastante fácil. PhoneDrone é uma espécie de caixinha de quatro hélices que aloja o nosso smartphone e elimina todos os circuitos de entrada, chips e cabos que geralmente se encontram no corpo dos drones.

phonedrone_9602_620x

Desta forma, o processador e os sensores de um smartphone, encarregam-se de realizar e processar os comandos de voo com a ajuda de um software e aplicação que estará instalada num segundo dispositivo, como outro telemóvel ou tablet, por exemplo.

E assim, através deste segundo telemóvel ou tablet podemos controlar o equipamento remotamente e dispor de três modos de voo. O primeiro é completamente autónomo. Apenas é necessário fixar uma rota e o PhoneDrone a seguirá. O segundo é completamente manual, onde o utilizador controla a trajectória. O último modo consiste no drone seguir a trajectória que o utilizador faz, isto porque o drone segue o segundo dispositivo a todo o momento.
phonedrone_9602_620x

O aparelho irá transmitir vídeo, via Wifi, para o segundo dispositivo móvel, tirar fotografias em tempo real e regista novas atividades. A sua bateria oferece 20 a 25 minutos de autonomia de voo, pesa pouco mais de 400 gramas, a sua velocidade máxima é de 56 km/h e é compatível com qualquer smartphone iOS e Android.
Deverá chegar ao mercado em breve, após as últimas actualizações e estará disponível por 230 USD.