Esta é aquela notícia que devia começar com “WTF?”. Parece que o escritor e argumentista britânico Anthony Horowitz disse que Idriss Elba é demasiado “street” para ser o primeiro James Bond negro, escreveu o Washington Post.

Até agora, Elba tem sido apontado como a principal opção para substituir Daniel Craig no papel principal do clássico do cinema.

Antes da carreira do actor ter despontado, Elba foi traficante de drogas, porteiro, rapper e dj e o seu sotaque “duro”, não tão elegante como manda a etiqueta britânica, podem estar na base do comentário de Anthony Horowitz, diz o site.

“Idris Elba é um actor fantástico, mas consigo pensar noutros actores negros que iram fazê-lo melhor, como Adrian Lester”, diz o escritor. “Idris Elba é demasiado rude para interpretar o papel. Não é uma questão de cor. Eu acho que ele é provavelmente demasiado “rua” para [interpretar] Bond”, acrescentou.

Na verdade, não é a primeira vez que surgem comentários do género e que têm gerado alguma crítica por parte dos americanos, sendo mesmo acusados de racistas.
Roger Moore, que também já foi James Bond, disse à revista Paris que foi um erro apontar Elba para o papel visto que ele não é “inglês, inglês.”